Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Centro de Educação Superior do Alto Vale do Itajaí

Notícia

05/11/2018-14h27

Udesc lança campanha de conscientização contra assédios em ambiente universitário

Campanha é protagonizada por estudantes da Udesc e  abre canais para denúncias - Foto: Gustavo Vaz/Secom
"Faça da Udesc um local livre de assédios." Esse é o slogan da campanha lançada nesta segunda-feira, 5, pela Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), com o objetivo de conscientização e combate a diversos tipos de violências que podem ocorrer em ambiente universitário.

Por meio de cartazes fixados em murais dos 12 centros de ensino e da Reitoria e pelas redes sociais da universidade, a campanha aborda temas como racismo, bullying, homofobia, assédios e discursos de ódio na internet, além de abrir canais para denúncias. Confira o site oficial da campanha.

Também foi produzido um vídeo com depoimentos de professoras especialistas no estudo dos temas. As peças e o vídeo são protagonizados por estudantes da universidade, que se voluntariaram a participar da campanha. 

O material foi elaborado pela Secretaria de Comunicação da Udesc (Secom), em parceria com a Assessoria de Comunicação e docentes do Centro de Ciências Humanas e da Educação (Faed), com a Coordenadoria de Assuntos Estudantis (CAE), vinculada à Pró-Reitoria de Extensão, Cultura e Comunidade (Proex), e com o Núcleo de Apoio Pedagógico e Estudantil da Udesc Faed (Nuape).

A campanha pretente ainda incentivar o debate sobre esses temas nos centros de ensino, com a organização de rodas de conversa e palestras. 

"Precisamos conversar sobre assédios e outras violências nas universidades. É importante que toda a comunidade acadêmica se conscientize sobre o assunto e que conheça os caminhos para pedir ajuda ou denunciar", ressalta a professora Jimena Furlani, que atua na Udesc Faed e é doutora em Educação.



Palestra na sexta

Na sexta-feira, 9, será realizada uma palestra aberta a toda a comunidade acadêmica com Rogério Machado Rosa, estudioso da área de Educação e Psicologia, ex-integrante da equipe da Proex e hoje docente da Universidade Federal de Santa Catarina (Ufsc). Na Proex, Rogério trabalhou de perto no atendimento a estudantes e servidores que buscavam ajuda ou estavam em situação de risco.

A palestra está marcada para as 19h, no Plenarinho da Reitoria, em Florianópolis, e terá transmissão ao vivo pelo vc.udesc.br para todos os centros de ensino da Udesc.

Temas já foram foco de debate

No primeiro semestre deste ano, após conversas com a comunidade acadêmica do centro, a Udesc Faed lançou uma campanha interna para abordar os mesmos assuntos na unidade. Na época, foram espalhados cartazes em murais do centro de ensino. A partir dessa iniciativa, a Udesc decidiu ampliar o debate para toda a universidade. 

"A universidade tem, por diretriz, a formação de uma cultura de inclusão, de respeito às diferenças, de valorização da diversidade e defesa intransigente dos direitos humanos", reforça o pró-reitor de Extensão, Cultura e Comunidade, Fábio Napoleão. Para Napoleão, a campanha contribui para uma educação em direitos humanos, centrada na valorização da diversidade e no convívio social sem preconceitos e discriminações.

Para o reitor da Udesc, Marcus Tomasi, os temas abordados na campanha são muito sensíveis na comunidade acadêmica e demandam respostas pela universidade. "O interessante na elaboração da campanha foi a parceria entre servidores e alunos, com o objetivo maior de obter um ambiente de formação humana integral, com foco nas dimensões cognitivas, relacionais e emocionais dos estudantes", afirma.

Canais de denúncias

A iniciativa também divulga canais de denúncias de assédios e outros tipos de violência, que podem ser acessados por alunos, professores e técnicos da instituição, como a Ouvidoria da Udesc.

Cada centro de ensino também mantém uma estrutura física para recebimento, acolhimento e encaminhamento de denunciantes e pessoas que podem passar por esses problemas.

Acesse www.udesc.br/udesclivredeassedios para conhecer os canais, fazer denúncias e pedir ajuda.

Assessoria de Comunicação da Udesc
E-mail: comunicacao@udesc.br
Telefones: (48) 3664-7935/8010
galeria de downloads
galeria de imagens
  • Imagem 8
 
ENDEREÇO
Rua Dr. Getúlio Vargas, 2822 - Bela Vista - Ibirama - SC
CEP: 89.140-000
CONTATO
Telefone: (47) 3357-8484
E-mail: comunicacao.ceavi@udesc.br
Horário de atendimento:  07h30 às 19h