Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Centro de Educação Superior do Alto Vale do Itajaí

Notícia

29/03/2019-15h49

Udesc mapeará riscos para preservar segurança da comunidade acadêmica

Unidades passarão por inspeção - Foto: Jonas Pôrto

Visando levantar riscos que possam existir nos ambientes de trabalho, a Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) dará início a um mapeamento nas suas unidades. A iniciativa visa propor mecanismos de controle para preservar a saúde e a segurança dos servidores e da comunidade acadêmica.

Segundo a engenheira de Trabalho Fabíola Provensi, da Coordenadoria de Desenvolvimento Humano (CDH), ainda neste semestre a Safe – Consultoria em Saúde, Segurança e Meio Ambiente Sustentáveis fará inspeções nos ambientes de trabalho de todas as unidades da Udesc.

A ação faz parte do projeto Udesc Por Todos, previsto no Plano de Gestão 2016-2020, liderado pelo reitor, Marcus Tomasi, e pelo vice-reitor, Leandro Zvirtes.

Riscos ambientais e ergonômicos

"São considerados riscos ambientais agentes químicos, biológicos, ruídos, radiações, entre outros, que, por sua natureza, intensidade, tempo de exposição e concentração, possam comprometer a saúde e segurança dos servidores e alunos", explica a engenheira.

No mapeamento, também serão considerados riscos ergonômicos e de acidentes no trabalho. "Com o levantamento concluído, daremos início a um planejamento, estabelecendo prioridades e a metodologia das ações que serão adotadas pela universidade", afirma Fabíola.

Visitas para inspeção

Durante as visitas, serão realizadas inspeções para detectar eventuais riscos de acidente ou perigo no ambiente laboral. "Uma vez detectados os riscos, serão criadas medidas de controle para evitar o que esteja em desacordo com as normas de segurança", diz a engenheira.

Entre outros itens, serão averiguados equipamentos de proteção coletiva, armazenamento de produtos químicos, sinalização de segurança e equipamentos de proteção individual (EPI) como luvas, máscaras e protetores auriculares em locais como oficinas e laboratórios de ensino e pesquisa.

Fabíola ressalta a importância da colaboração dos servidores e demais usuários nas inspeções realizadas in loco, para que sejam identificados os riscos presentes no local de trabalho e definidas as medidas de prevenção e controle a serem adotadas.

"Somente com o envolvimento de todos e com a troca de informações é que se pode favorecer uma cultura de prevenção à saúde e segurança no ambiente de trabalho", conclui.

Mais informações

Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail fabiola.provensi@udesc.br.

Siga as novidades da universidade pelo Facebook, Instagram, Twitter, Udesc em Rede, WhatsApp e YouTube. Se você é acadêmico, acesse office.udesc.br para ganhar conta de e-mail, Office 365 e Windows 10 Educacional.

Assessoria de Comunicação da Udesc
E-mail: comunicacao@udesc.br
Telefones: (48) 3664-7935/8010

galeria de downloads
galeria de imagens
  • Visitas de inspeção ocorrerão em todas as unidades da Udesc
 
ENDEREÇO
Rua Dr. Getúlio Vargas, 2822 - Bela Vista - Ibirama - SC
CEP: 89.140-000
CONTATO
Telefone: (47) 3357-8484
E-mail: comunicacao.ceavi@udesc.br
Horário de atendimento:  07h30 às 19h