Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Centro de Educação Superior do Alto Vale do Itajaí

Notícia

23/05/2023-16h57

Udesc participa de evento em comemoração aos 50 anos da Defesa Civil de SC

Encontro em Florianópolis reuniu representantes de instituições de ensino catarinenses - Fotos: Divulgação
Representantes da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) participaram de um evento em comemoração aos 50 anos da Defesa Civil de Santa Catarina (DC-SC), realizado nesta segunda-feira, 22, no Centro Integrado de Gerenciamento de Riscos e Desastres (Cigerd), em Florianópolis. Voltado a instituições de ensino superior catarinenses, o encontro abordou o tema "A participação da academia científica na gestão de riscos e de desastres".

Representaram a Udesc o pró-reitor de Extensão, Cultura e Comunidade, Alfredo Balduíno Santos, o coordenador de Extensão, Eduardo Jara, e a professora Amanda Pires, que mediou uma das mesas científicas do evento, sobre o tema "Possibilidades e perspectivas da Defesa Civil e do Comitê Técnico Científico (CTC) da DC-SC". Os três docentes integram o grupo Coordenado em Gestão de Riscos e Desastres da Udesc.

Criado pela Defesa Civil de SC em 2019, o CTC é um comitê formado por professores, técnicos e profissionais "com alta expertise na área de gestão de riscos e desastres". A iniciativa tem participação de diversas universidades e instituições de ensino, pesquisa e extensão, dentre elas a Udesc e o Laboratório de Geoprocessamento (Geolab), do Centro de Ciências Humanas e da Educação (Faed).

Prevenção

No debate, Amanda Pires destacou as inúmeras possibilidades de atuação do CTC para aprimorar as ações da DC-SC no Estado e lembrou que, para cada real investido em prevenção, R$ 7 são economizados na restauração ou reparos que envolvem danos ambientais e pessoais.

O professor Jara reiterou a importância da parceria da Defesa Civil nas ações do Núcleo Extensionista Rondon da Udesc (NER), que, em agosto, realizará a Operação Horizonte junto a 33 municípios do Meio-Oeste.

O secretário de Estado da Proteção e Defesa Civil de Santa Catarina, coronel Luiz Armando Schroeder Reis, também destacou a importância do CTC na gestão e enfrentamento de crises e apontou números que demonstram a atuação da DC-SC no Estado e a resiliência do povo catarinense em situações adversas.

Plano de contingência

Schroeder Reis reafirmou no encontro a disposição da Defesa Cicil em fortalecer parcerias com a Udesc, que "já vem colhendo ótimos frutos". Uma das ações previstas é a construção de planos de contingência para prevenção de riscos e desastres na universidade estadual, a ser elaborado com apoio da DC-SC e do Ceped da Udesc.

O evento pelos 50 anos da DC-SC foi concluído com uma visita guiada pelo Cigerd e apresentação das ações realizadas no local, de forma ininterrupta. 

Assessoria de Comunicação da Udesc
E-mail: comunicacao@udesc.br
Telefones: (48) 3664-7935/8009 
galeria de downloads
galeria de imagens
  • Encontro reuniu representantes de instituições de ensino catarinenses
  • Imagem 12
 
ENDEREÇO
Rua Dr. Getúlio Vargas, 2822 - Bela Vista - Ibirama - SC
CEP: 89.140-000
CONTATO
Telefone: (47) 3357-8484
E-mail: comunicacao.ceavi@udesc.br
Horário de atendimento:  07h30 às 19h