Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Centro de Educação Superior do Alto Vale do Itajaí

Notícia

13/05/2022-16h03

Udesc participa do Programa de Combate à Desinformação do Supremo Tribunal Federal

Programa do STF será tema de evento nos dias 18 e 19 com transmissão pelo YouTube - Foto: Agência Brasil
A Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) é uma das instituições participantes do Programa de Combate à Desinformação (PCD), do Supremo Tribunal Federal (STF), que realizará, na próxima semana, uma cerimônia de lançamento da iniciativa. O evento ocorrerá de forma híbrida, com atividades presenciais em Brasília e transmissão pelo YouTube

Haverá o lançamento do PCD junto às organizações participantes na manhã de quarta-feira, 18, e conversas com o tema "Combate à desinformação: desafios para o Poder Judiciário, para o Brasil e para o mundo" na tarde de quarta e ao longo de quinta-feira, 19.

Pela Udesc, participarão o vice-reitor, Luiz Antonio Ferreira Coelho, que estará em exercício no cargo de reitor, e dois professores da universidade indicados para atuar no programa: Daniel Moraes Pinheiro, do Centro de Ciências da Administração e Socioeconômicas (Esag); e José Cláudio Morelli Matos, do Centro de Ciências Humanas e da Educação (Faed).

Na rodada de conversas, Pinheiro integrará o painel "Contribuição das universidades para a preservação da democracia", que será mediado pelo secretário de Altos Estudos do STF, Alexandre Freire. O debate poderá ser acompanhado pelo YouTube na próxima quinta-feira, 19, às 14h.

O PCD foi criado pelo STF em agosto de 2021 para enfrentar os efeitos negativos da desinformação e das narrativas odiosas à imagem e à credibilidade da instituição, dos seus membros e do Poder Judiciário.

Pesquisa e extensão

Daniel Pinheiro foi indicado para participar no programa devido ao seu trabalho de pesquisa na área de Cultura Política. O docente também coordena o programa de extensão Educação e Cultura Política, que desenvolve ações sobre o tema voltadas à comunidade.

Com graduação, mestrado e doutorado em Administração, Pinheiro é professor do Departamento de Administração Pública e do Programa de Pós-Graduação em Administração da Udesc Esag e pesquisador do Núcleo de Pesquisa e Extensão em Inovações Sociais na Esfera Pública (Nisp).

José Cláudio Morelli Matos foi indicado pelo seu trabalho de pesquisa sobre o ensino de lógica aplicada à Ciência da Informação. O professor também coordena o programa de extensão Comissão de Confiabilidade Informacional e Combate à Desinformação da Udesc (Cidad), que desenvolve ações em parceria com a iniciativa análoga que existe na Universidade Federal de Santa Catarina (Ufsc).

Dentre as ações, os programas realizam, neste mês, a oficina de leitura crítica "O Diabo e a desinformação", em parceria entre as bibliotecas universitárias da Udesc e Ufsc.  

Com graduação, mestrado e doutorado em Filosofia e também doutorado em Ciência da Informação, Matos é professor do Departamento de Biblioteconomia e Gestão da Informação.

Programação da rodada de conversas

  • 18 de maio - 14h-16h Painel 1: Parcerias com setores público e privado para combater a desinformação.
  • 19 de maio - 10h-12h Painel 2: Papel das agências de checagem e da sociedade civil para o combate a notícias falsas.
  • 19 de maio - 14h-16h Painel 3: Contribuição das universidades para a preservação da democracia. 

Assessoria de Comunicação da Udesc
E-mail: comunicacao@udesc.br
Telefones: (48) 3664-7935/8009

* Esta matéria foi atualizada às 17h40 de 17 de maio de 2022.
galeria de downloads
galeria de imagens
  • Programa do STF será tema de evento nos dias 18 e 19 com transmissão pelo YouTube
 
ENDEREÇO
Rua Dr. Getúlio Vargas, 2822 - Bela Vista - Ibirama - SC
CEP: 89.140-000
CONTATO
Telefone: (47) 3357-8484
E-mail: comunicacao.ceavi@udesc.br
Horário de atendimento:  07h30 às 19h