Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Centro de Educação Superior do Alto Vale do Itajaí

Notícia

08/11/2021-14h14

Udesc Planalto Norte faz eventos sobre tecnologias assistivas para docentes

Eventos são abertos a docentes - Arte: Divulgação
Até 17 de novembro, o Centro de Educação do Planalto Norte (Ceplan), da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) em São Bento do Sul, receberá inscrições para a palestra online Tecnologias Assistivas e Acessibilidade Virtual e o workshop presencial Tecnologias Assistivas. Acesse o formulário da palestra e do workshop para inscrição.

Gratuitos e abertos ao público docente externo à Udesc, os eventos são coordenados pelo professor Albino Szesz, consultor técnico na área de computação, acessibilidade e educação.

Szesz é doutor em Ensino Ciência e Tecnologia pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) e mestre em Computação Aplicada pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG).

Palestra virtual

A palestra online será em 18 de novembro, às 19h (o link da apresentação será enviado aos inscritos).

O evento tem como objetivo desenvolver a formação de professores para o uso de Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação e Tecnologia Assistiva, como recursos pedagógicos e de acessibilidade em ambientes virtuais.

Serão abordados assuntos como conceitos teóricos sobre acessibilidade e acessibilidade na web, benefícios com uma web acessível, acesso da pessoa com deficiência e Tecnologia Assistiva, e práticas web acessíveis. 

Workshop

O workshop presencial será realizado em 22 de novembro, das 13h às 17h, e em 23 de novembro, das 8h às 12h, no Auditório do Cedup, em São Bento do Sul.

A atividade visa desenvolver pensamento crítico nos princípios da acessibilidade e inclusão social, abrindo novos campos de ação em consonância com as políticas públicas.

Além disso, o evento procura possibilitar o contato com metodologias e soluções, baseadas na tecnologia computacional como ferramenta de apoio, para a inclusão e acessibilidade de pessoas com deficiência.

O programa do workshop apresentará conceitos fundamentais, princípios de Tecnologias Assistivas e Acessibilidade, políticas públicas, tecnologias de ensino e educação inclusiva, acessibilidade na web, soluções acessíveis, recursos de acessibilidade, exemplos práticos e ferramentas.

Mais informações 

Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail dti.ceplan@udesc.br.

Assessoria de Comunicação da Udesc
E-mail: comunicacao@udesc.br
Telefones: (48) 3664-7935/8010
galeria de downloads
galeria de imagens
  • Eventos são abertos a docentes
notícias relacionadas
 
ENDEREÇO
Rua Dr. Getúlio Vargas, 2822 - Bela Vista - Ibirama - SC
CEP: 89.140-000
CONTATO
Telefone: (47) 3357-8484
E-mail: comunicacao.ceavi@udesc.br
Horário de atendimento:  07h30 às 19h