Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Centro de Educação Superior do Alto Vale do Itajaí

Notícia

18/02/2019-12h40

Udesc regulamenta afastamento de professor como visitante sênior e júnior no exterior

Resolução do Conselho Universitário entrou em vigor em dezembro - Foto: Gustavo Cabral Vaz/Secom

O Conselho Universitário (Consuni), da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), divulgou a Resolução Nº 061/2018que regulamenta o afastamento de professores de pós-graduação da instituição para atuarem como visitantes sênior ou júnior no exterior.

O afastamento pode ocorrer com bolsa da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) ou de agência internacional de fomento.

A nova resolução entrou em vigor em dezembro e tem normas específicas para os professores visitantes nas categorias sênior e júnior. “A Udesc possui uma normativa para autorizar o afastamento do professor visitante, mas ela não contempla as características exigidas por alguns orgãos, como a Capes”, esclarece o pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação da Udesc, Antônio Vargas.

Segundo Vargas, o apoio deve ser solicitado diretamente pelos pesquisadores à Capes, ao CNPq ou às agências internacionais de fomento, “quando forem abertos editais específicos”. Entre outros pré-requisitos, a solicitação pode ser feita pelo requerente que tenha pelo menos três anos de atividade na Udesc.

Os documentos exigidos ao afastamento do docente deverão ser encaminhados para a aprovação nos colegiados dos programas de pós-graduação e ao departamento aos quais o docente está vinculado; depois, a documentação deve seguir para análise no Conselho de Centro (Concentro), na Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (Proppg) e, por último, ser aprovado no Consuni.

Mais informações

Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail proppg.reitoria@udesc.br e pelo telefone (48) 3664-8170.

Acompanhe as novidades da Udesc pelo Facebook, Instagram, Twitter,  Udesc em RedeWhatsApp e YouTube. Se você é estudante, acesse office.udesc.br para ganhar conta de e-mail, Office 365 e Windows 10 Educacional. 

Assessoria de Comunicação da Udesc
E-mail: comunicacao@udesc.br
Telefones: (48) 3664-7935/8010

galeria de downloads
galeria de imagens
  • Imagem 9
 
ENDEREÇO
Rua Dr. Getúlio Vargas, 2822 - Bela Vista - Ibirama - SC
CEP: 89.140-000
CONTATO
Telefone: (47) 3357-8484
E-mail: comunicacao.ceavi@udesc.br
Horário de atendimento:  07h30 às 19h