Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Notícia

12/12/2019-15h05

Acadêmica da Udesc Laguna apresenta TCC de Portugal por meio de videoconferência

Letícia foi primeira aluna de Arquitetura e Urbanismo a defender TCC online de outro país - Foto: Divulgação
Formanda em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), a acadêmica Letícia Ternes Coldebella apresentou seu trabalho de conclusão de curso (TCC) por videoconferência, a partir da cidade do Porto, em Portugal, para a banca examinadora em Laguna.

A defesa ocorreu na última quinta-feira, 5. O trabalho teve como tema "Acolhimento inclusivo: uma proposta de casa-lar para crianças e adolescentes em Laguna/SC".

Letícia mudou-se para Portugal, onde realizou estágio obrigatório na empresa de arquitetura C3+, LDA, após concluir a nona fase da graduação no Centro de Educação Superior da Região Sul (Ceres).

Durante o estágio, a acadêmica recebeu uma proposta para continuar trabalhando na empresa depois de se formar. Para concluir o curso, ela precisava apresentar o TCC no Brasil, mas os custos com a viagem seriam altos.

Após tratativas com o departamento e o conselho de centro da unidade, o Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão da Udesc (Consepe) aprovou, em novembro, a solicitação para a defesa ocorrer por videoconferência.

A apresentação foi pelo site vc.udesc e surpreendeu a acadêmica pela funcionalidade. "Só precisei de um computador conectado a cabo na internet, do aplicativo da Polycom instalado, de um microfone e de uma webcam. O sistema permitiu que eu me entendesse claramente com os professores", conta a estudante.

Desse modo, Letícia foi a primeira aluna do curso de Arquitetura e Urbanismo da Udesc Laguna a apresentar o TCC a distância a partir de um país estrangeiro. "Se eu tivesse desistido de apresentar o trabalho dessa forma, teria perdido um semestre de estudos ou um emprego na minha área em Portugal", destaca.

Assessoria de Comunicação da Udesc
E-mail: comunicacao@udesc.br
Telefones: (48) 3664-7935/8010

* Esta matéria foi atualizada às 14h de 13 de dezembro de 2019.
galeria de downloads
galeria de imagens
  • Letícia foi a primeira aluna a apresentar TCC por  videoconferência a partir de um país estrangeiro
 
ENDEREÇO
Rua Pascoal Simone, 358 - Coqueiros - Florianópolis - SC
CEP: 88080-350
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8600
E-mail: comunicacao.cefid@udesc.br
Horário de atendimento:  07h às 19h