Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Notícia

15/08/2017-13h18

Acadêmicos da Udesc que farão Enade 2017 devem preencher cadastro na internet

Prova do Enade é obrigatória para estudantes que estão concluindo o curso - Arte: Gabriela Oliveira
Mais de mil alunos concluintes de 27 cursos de graduação da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) que farão o Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade) deste ano devem preencher um cadastro na internet com seus dados pessoais.

A data da prova está marcada para 26 de novembro. O resultado é um dos principais componentes para o cálculo dos indicadores de qualidade dos cursos e das instituições de ensino superior do País.

O cadastro estará acessível aos estudantes no site do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) até 20 de novembro.

Devem fazer o exame todos os acadêmicos de graduação da Udesc que têm expectativa de conclusão de curso até julho de 2018 ou que tenham cumprido 80% ou mais da carga horária mínima estabelecida pelo currículo do curso.

A lista dos participantes é definida pelo Sistema de Gestão Acadêmica (Siga). Quem não fizer a prova não poderá colar grau, pois o Enade é um componente curricular. 

Os estudantes com dúvidas podem procurar a chefia de departamento do seu curso. É possível saber tudo sobre a prova no Guia do Enade.

Os acadêmicos habilitados para o exame, independentemente de estarem com a matrícula trancada, deverão ser inscritos e realizar todas as etapas previstas no Enade.

Campanha para informar alunos

Com o objetivo de auxiliar os estudantes que farão a prova, a Udesc está promovendo uma campanha educativa sobre o tema. 

O objetivo da Pró-Reitoria de Ensino (Proen), com o apoio da Coordenadoria de Avaliação Institucional (Coai), é incentivar os alunos da universidade a se informar sobre o exame, que tem perfil e formato diferentes das questões encontradas nos concursos de vestibular, por exemplo, pois são mais interpretativas.

A iniciativa prevê orientações para os estudantes e divulgação do calendário com as datas relativas à avaliação, entre outras ações.

Aplicado pela primeira vez em 2004, o Enade leva três anos para completar o ciclo de avaliação de todas as áreas do conhecimento – Ciências da Saúde, Agrárias, Sociais e Jurídicas, Engenharias e Licenciaturas. O resultado beneficia a instituição e também os alunos, pois aponta indicadores como o nível de qualidade dos cursos.

Cursos participantes deste ano

  1. Engenharia Ambiental
  2. Engenharia Florestal
  3. Ciência da Computação
  4. Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas
  5. Engenharia Civil
  6. Engenharia Elétrica
  7. Engenharia Mecânica
  8. Engenharia de Produção e Sistemas
  9. Física (Licenciatura)
  10. Matemática (Licenciatura)
  11. Química (Licenciatura)
  12. Pedagogia a Distância (Licenciatura)
  13. Artes Visuais (Licenciatura)
  14. Música (Licenciatura)
  15. Sistemas de Informação (Ibirama)
  16. Sistemas de Informação (São Bento do Sul)
  17. Engenharia Sanitária
  18. Educação Física (Licenciatura)
  19. Engenharia de Alimentos
  20. Engenharia de Produção - Habilitação em Mecânica
  21. Arquitetura e Urbanismo
  22. Engenharia de Petróleo
  23. Geografia (Bacharelado)
  24. Geografia (Licenciatura)
  25. História (Bacharelado)
  26. História (Licenciatura)
  27. Pedagogia (Licenciatura)

Formato da prova

Os estudantes responderão dez questões de formação geral e 30 questões específicas de cada curso. A pró-reitora de Ensino da Udesc, Soraia Tonon da Luz, explica que, para fazer a prova, os acadêmicos precisam saber interpretar os textos.

"O Enade trabalha questões de formação geral, mas também de gênero, multiculturalidade, política, economia, direitos humanos. Mesmo que o aluno faça um curso de Fisioterapia ou Administração, precisa saber o que está acontecendo no País e no mundo e como pode contribuir", diz.

Outra parte que integra a avaliação, o Questionário do Estudante, visa conhecer o processo de formação dos alunos e saber como eles percebem a instituição, por meio de questões relacionadas ao perfil socioeconômico, estrutura curricular e oportunidades de ampliação da formação acadêmica e profissional.

Valorização do ensino e do futuro profissional

O exame também pode apontar quais pontos devem ser melhorados para aprimorar a formação dos acadêmicos e serve para compor o Índice Geral dos Cursos (IGC), do Ministério da Educação (MEC).

"Uma vez que o curso seja bem avaliado, o diploma do aluno também terá mais peso no mercado de trabalho e fará com que ele seja cada vez mais valorizado como profissional", destaca a pró-reitora de Ensino. 

A campanha para conscientizar os estudantes  sobre a importância do Enade é parte integrante do Programa Institucional NDE - Valorização do Ensino de Graduação, coordenado pela Proen e pela Coai.

A iniciativa prevê atividades e estratégias para manter ou aumentar o nível de qualidade dos cursos de graduação mensurada em avaliações externas e internas, como a realizada anualmente pelo MEC.

Mais informações sobre a campanha e o Enade podem ser obtidas com a Proen pelo telefone (48) 3664-8129 e pelo e-mail proen.reitoria@udesc.br.

Assessoria de Comunicação da Udesc
E-mail: comunicacao@udesc.br
Telefones: (48) 3664-8006/8010
galeria de downloads
galeria de imagens
  • Prova do Enade é obrigatória para estudantes concluintes da universidade
 
ENDEREÇO
Rua Pascoal Simone, 358 - Coqueiros - Florianópolis - SC
CEP: 88080-350
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8600
E-mail: comunicacao.cefid@udesc.br
Horário de atendimento:  07h às 19h