Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Notícia

05/06/2023-15h19

Ações da Udesc são destaque no Congresso Internacional de Riscos em Portugal

Professor Felipe Gontijo apresentou trabalho e integrou mesa no evento - Fotos: Divulgação
A Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) marcou presença no 6º Congresso Internacional de Riscos, realizado na Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, em Portugal, entre 23 a 26 de maio, com o tema "Riscos e Conflitos Territoriais - Das catástrofes naturais às tensões geopolíticas".

O coordenador do Grupo Coordenado de Ações em Riscos e Desastres (Ceped), Felipe Gontijo, participou do painel "Alterações climáticas, riscos ambientais e vulnerabilidade social", do Grupo de Investigação em Educação para os Riscos (Gier).

O professor apresentou o trabalho "Livros didáticos para crianças sobre temas de gestão de riscos e prevenção à desastres", que abordou uma série de publicações (veja lista abaixo) feitas com a participação de integrantes do Ceped, do programa de extensão Esag Kids e outros parceiros.

Leia o resumo do trabalho no Livro de Resumos do congresso (a partir da página 259).

Metodologia

As obras seguem a metodologia criada pelo Esag Kids sob coordenação do professor Eduardo Jara, do Centro de Ciências da Administração e Socioeconômicas (Esag). Jara também é o atual coordenador de Extensão da Udesc. No encontro, foram distribuídos 300 exemplares do livro “Aventuras de uma pipa em mudanças climáticas”.

O congresso reuniu representantes de universidades, institutos de pesquisa, ONGs, militares representantes da Organização das Nações Unidas (ONU) e de diversos países - além de Portugal e Brasil, Espanha, Romênia, França, Áustria, Japão, Moçambique e Angola.

Segundo Gontijo, as apresentações e debates abordaram temas relacionados a gestão de desastres, tecnologias aplicadas, gestão de riscos, planejamento e resiliência, vulnerabilidade e tensões geopolíticas, entre outros. "A diversidade de pontos de vista foi um dos pontos mais interessantes do evento", destaca o docente.

Seminário em novembro

O coordenador do Ceped relata que outro objetivo estratégico da viagem foi convidar pesquisadores para participar do 3º Seminário Catarinense de Educação em Gestão de Risco e Prevenção a Desastres e do 1⁰ Fórum Internacional de Universidades Parceiras na Prevenção de Riscos e Desastres, que será realizado no Centro de Agroveterinárias (CAV), em Lages, em 22 e 23 de novembro. 

Após a viagem, uma reunião online com participação de Gontijo, Jara e do pró-reitor de Extensão, Cultura e Comunidade, Alfredo Balduíno Santos, reforçou as parcerias internacionais relacionadas ao evento. 

Dentre os palestrantes estrangeiros pré-confirmados, estão o representante do Escritório da ONU para Assuntos Espaciais em Viena, David Stevens, da Áustria, que é especialista em adaptação às mudanças climáticas e redução do risco de desastres; e o pesquisador Henrique Caio, do Moçambique, que faz parte do Centro de Investigação e Transferencia de Tecnologias para as Comunidades.

Também devem integrar a programação os pesquisadores Alessandra Corsi e Eduardo Macedo, do Instituto de Pesquisas Tecnólogicas de São Paulo, e Danyela Stringari, de Curitiba, que é presidente da Sociedade de Análise de Risco Latino-Americana (SRA-LA), dentre outros cargos.

Livros em parceria

As cinco obras apresentadas em Coimbra fazem parte de uma série de nove títulos desenvolvidos desde 2020 por meio de parcerias envolvendo o Ceped, o Esag Kids e outros servidores da Udesc.

As obras têm uma abordagem lúdica para o público infanto-juvenil e foram desenvolvidas por professores, pesquisadores e técnicos da universidade, reunindo conhecimento de especialistas em diversas áreas de conhecimento, como enfermagem, geologia, gestão, geografia e engenharias, dentre outros.

Mais de 80 mil exemplares

Os professores Gontijo e Jara contam que, desde o início das ações, mais de 80 mil exemplares de diferentes edições foram impressas e distribuídas à população, não apenas para jovens, mas também para outros públicos, como famílias em estado de vulnerabilidade (nesse caso, geralmente, junto com cestas básicas). Todas as obras podem ser acessadas de forma online. Acesse as publicações.

Além dos livros, as parcerias da Udesc desenvolvem conteúdos online, como desenhos animados e lives interativas, e buscam ampliar o alcance das produções firmando convênios com prefeituras, organizações não-governamentais e institutos sociais, além de realizar seminários em escolas.

Novas fronteiras

Inicialmente voltadas a Santa Catarina, as ações já alcançaram mais 8 estados brasileiros, e está em andamento a tradução de obras para a língua espanhola, voltadas a convênios com universidades do Paraguai e do Peru.

Obras que foram apresentadas no congresso e seus autores:


Ações de extensão

As publicações apresentadas são resultado da convergência de diversas ações de extensão da universidade estadual, a partir da metodologia desenvolvida pelo professor Jara no Esag Kids. Dentre os autores parceiros, estão as professoras Sandra Marin (Udesc Oeste), que é vice-coordenadora do Ceped, Raquel Sousa (Udesc Lages) e Amanda Pires (Udesc Faed) e a técnica Valdirene Avila, que atua como enfermeira no Serviço de Assistência Integrada à Saúde Universitária (Saisu).

Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail ceped@udesc.com, no Facebook e no Instagram.

Assessoria de Comunicação da Udesc
E-mail: comunicacao@udesc.br
Telefones: (48) 3664-7935/8009 
galeria de downloads
galeria de imagens
  • Professor Felipe Gontijo apresentou trabalho e integrou mesa no evento
  • Imagem 56
  • Imagem 57
  • Imagem 58
  • Imagem 59
  • Imagem 60
 
ENDEREÇO
Rua Pascoal Simone, 358 - Coqueiros - Florianópolis - SC
CEP: 88080-350
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8600
E-mail: comunicacao.cefid@udesc.br
Horário de atendimento:  07h às 19h