Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Notícia

18/09/2018-15h10

Ações do Setembro Amarelo na Udesc Balneário Camboriú têm biblioterapia e dicas de leitura

Roda de conversa com psicóloga fez parte das ações do Setembro Amarelo na unidade - Foto: Divulgação 
Em setembro, o Centro de Educação Superior de Foz do Itajai (Cesfi), da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) em Balneário Camboriú, promove uma série de atividades relacionadas à promoção do bem-estar e à valorização da saúde mental e da vida. 

As ações fazem parte da programação do Setembro Amarelo na Udesc e incluem duas iniciativas inéditas, promovidas pela Biblioteca Setorial.

Uma delas é a oferta de sessões de Biblioterapia, nesta quinta-feira, 20, na Sala 2 da Udesc Balneário Camboriú, em dois horários: às 12h30 e às 18h. Os encontros são abertos ao público, sem necessidade de inscrição prévia. Presenciais e em grupos, as sessões serão conduzidas pela biblioterapeuta Carla Souza, com a leitura de textos que provocam conexão e relaxamento. 

Dicas online de leitura

A outra iniciativa é o lançamento da Farmácia Literária, com vídeos divulgados na página da Biblioteca Central no Facebook, com dicas de leitura que valorizam a vida. O objetivo é promover a conexão entre livros e leitores. 

A idealizadora das ações, a bibliotecária Karin Vanelli, conta que a Farmácia Literária é inspirada em uma obra homônima, na qual os livros têm função terapêutica e ajudam a promover o bem-estar dos leitores (no livro, as leituras são "prescritas" de acordo com o mal-estar da pessoa).

Karin ressalta que os "tratamentos" (a biblioterapia e a leitura das obras recomendadas na Farmácia Literária) são "sutis". "Funcionam como um bom filme ou uma boa conversa, afinal a leitura é um recurso de bem-estar", diz.

Para a coordenadora da Biblioteca Setorial da Udesc Balneário Camboriú, a bibliotecária Letícia Lazzari, as iniciativas são diferenciais para o setor: "Além de oferecer um bom acervo de livros, o espaço promove ações que buscam estreitar os laços com seus usuários".



Dia da Saúde

Além dessas iniciativas, a programação do Setembro Amarelo na Udesc Balneário Camboriú prevê a realização do Dia da Saúde, em 27 de setembro, com a presença de profissionais de saúde e bem-estar atendendo ao público no centro de ensino.

Outras duas atividades já foram realizadas na unidade: uma palestra com o psiquiatra Mário João Bisi Júnior, no dia 5, e uma roda de conversa com a psicóloga Juliane Moliner, na última quinta-feira, 13.

Assessoria de Comunicação da Udesc
E-mail: comunicacao@udesc.br
Telefones: (48) 3664-7935/8010
galeria de downloads
galeria de imagens
  • Roda de conversa com psicóloga fez parte das ações de Setembro Amarelo na Udesc Balneário Camboriú
  • Imagem 1
 
ENDEREÇO
Rua Pascoal Simone, 358 - Coqueiros - Florianópolis - SC
CEP: 88080-350
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8600
E-mail: comunicacao.cefid@udesc.br
Horário de atendimento:  07h às 19h