Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Notícia

06/02/2023-16h12

Aluno da Udesc Planalto Norte é selecionado para estágio internacional na Hungria

Henrique viaja na próxima semana para iniciar atividades na Hungria - Foto: Arquivo pessoal
O estudante Henrique Prates Dias, do curso de Sistemas de Informação do Centro de Educação do Planalto Norte (Ceplan), da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) em São Bento do Sul, foi selecionado para fazer estágio internacional na Hungria, em uma empresa que produz soluções de negócios, consultoria e serviços de tecnologia: a Tata Consultancy Services (TCS). O acadêmico viajará na próxima semana ao país estrangeiro, onde atuará no setor financeiro da empresa.

Henrique conta que se candidatou no fim do ano passado e que concorreu com profissionais de diversos países em um processo que incluiu quatro entrevistas: uma para validar a fluência em espanhol (exigência complementar à fluência em inglês), uma para avaliar o conhecimento técnico, uma para verificar o alinhamento com o perfil da empresa e, finalmente, uma conversa com o gerente da área.

Apesar de ter concluído apenas os dois primeiros semestres do curso, o estudante destaca que as disciplinas foram muito úteis para o seu crescimento profissional: "A Udesc é uma instituição muito grande e, na unidade em São Bento do Sul, tive amplo acesso aos professores e ao coordenador do curso, além de todo o apoio da secretaria acadêmica para obter os documentos para o estágio. Só tenho a agradecer", afirma.

"O curso de Sistemas de Informação faz uma ponte entre a área de Tecnologia da Informação (TI) e Administração. Temos muitas matérias relacionadas à TI e programação, mas também disciplinas como Gestão Empresarial, Teoria Geral de Sistemas (TGS) e Probabilidade e Estatísticas, com foco na mais na área administrativa. Conteúdos que serão importantes para as atividades que vou exercer", destaca o acadêmico.

Expectativa

Com pouco tempo para se preparar - são somente três semanas entre o aceite e a data da viagem - Henrique ainda corre para garantir que esteja tudo pronto. "Vou meio às cegas, mas com grandes expectativas. Estou estudando sobre a Hungria, fiquei um pouco brabo comigo mesmo por nunca ter dado atenção maior a esse país, que é um dos mais antigos da Europa e foi parte de muitos impérios. Budapeste tem muitos castelos e construções magníficas, meu objetivo é visitar todos que puder e, se possível, aprender o temido idioma húngaro, considerado um dos mais difíceis de se aprender".

Henrique conta que, apesar de jovem, já soma uma série experiências profissionais, dentre elas um estágio no Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), quando estava no ensino médio, e empregos como garçom, como terceirizado para duas empresas que atuam em prospecção de mercado e no setor administrativo de uma distribuidora de alimentos, da qual se demitiu para viajar à Hungria.

Intercâmbio

O acadêmico também fez intercâmbio do Rotary para o México, onde estudou Ciências Sociais de 2019 a 2020, e onde aprendeu e adquiriu fluência no idioma espanhol. "Essa experiência foi um divisor de águas na minha vida. É o que espero também dessa oportunidade na Hungria", afirma.

Sobre a contribuição da Udesc Planalto Norte na sua trajetória, o aluno ressalta a importância de algumas disciplinas e professores: "Em Gestão Empresarial, o professor Jonatan, com uma abordagem de ensino muito boa, dedicou parte do semestre ao controle de despesas e custos de uma empresa, o que me fez entender como funciona essa área. Em TGS, o professor Otto sempre pregou a importância de se ter uma perspectiva diferente na resolução de problemas. E, em Probabilidade e Estatística, a professora Nelcimar ensinou a calcular a Variância, um cálculo que tive que fazer na entrevista técnica", comenta. 

Assessoria de Comunicação da Udesc
E-mail: comunicacao@udesc.br
Telefones: (48) 3664-7935/8009 
galeria de downloads
galeria de imagens
  • Henrique viaja na próxima semana para iniciar atividades na Hungria
 
ENDEREÇO
Rua Pascoal Simone, 358 - Coqueiros - Florianópolis - SC
CEP: 88080-350
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8600
E-mail: comunicacao.cefid@udesc.br
Horário de atendimento:  07h às 19h