Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Notícia

01/06/2021-14h21

Alunos da Udesc Laguna fazem trabalhos finais de curso que beneficiam a sociedade

Estudante do curso propôs um espaço para estímulo e  desenvolvimento de pessoas com Down - Arte: Divulg.
Os alunos em fases finais do curso de graduação em Arquitetura e Urbanismo do Centro de Educação Superior da Região Sul (Ceres), da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), elaboraram neste semestre trabalhos de conclusão de curso (TCCs) com impacto em demandas sociais relevantes nas cidades de Laguna, Florianópolis, Blumenau e Tubarão.

Em Laguna, o aluno Carlos Leonardo Goedert propôs o projeto de um centro de triagem de resíduos sólidos para a cidade. O projeto foi iniciado pela prefeitura, mas não prosseguiu, o que impactou na desarticulação da cooperativa de catadores, segundo o estudante.

Já a estudante Iara Dias Paiva apresentou um projeto arquitetônico para construção de uma escola de ensino básico baseado na metodologia Waldorf para a comunidade da Vila Aparecida, em Florianópolis O método contempla uma abordagem pedagógica baseada na educação por meio da antroposofia, do filósofo austríaco Rudolf Steiner.

Em outro trabalho, foram feitas duas propostas de ocupação de prédios abandonados em Blumenau para uso de habitação de interesse social. A estudante Tauana Zucatelli desenvolveu a qualificação de uma obra abandonada e o estudante Eduardo Venske propôs a revitalização do Grande Hotel Blumenau.

Por fim, a aluna Vitoria Bianchin apresentou soluções para o centro de estimulação para crianças com Síndrome de Down, em Tubarão. O espaço representa um grande ganho no desenvolvimento, bem-estar e aprendizado das pessoas e crianças com Down.

Todos os trabalhos foram realizados com a orientação da professora Gabriela Morais.

Mais informações

Mais informações podem ser obtidas com o Departamento de Arquitetura e Urbanismo da Udesc Laguna.

Assessoria de Comunicação da Udesc
E-mail: comunicacao@udesc.br
Telefones: (48) 3664-7935/8010
galeria de downloads
galeria de imagens
  • Estudante do curso propôs um espaço de estímulo e  desenvolvimento de pessoas com Down.
 
ENDEREÇO
Rua Pascoal Simone, 358 - Coqueiros - Florianópolis - SC
CEP: 88080-350
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8600
E-mail: comunicacao.cefid@udesc.br
Horário de atendimento:  07h às 19h