Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Notícia

24/10/2017-17h24

Alunos da Udesc produzem livro digital gratuito para orientar pessoas que fizeram artroplastia de quadril

Cartilha está disponível na internet - Arte: Divulgação
Estudantes e bolsistas do projeto de extensão Protetiza-Ação, do Centro de Ciências da Saúde e do Esporte (Cefid), da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), produziram um livro digital ilustrado para orientar pessoas que passaram por artroplastia de quadril.

A artroplastia, que consiste na substituição de uma articulação por próteses, é feita quando o paciente apresenta dor crônica ou aguda e não consegue mais realizar atividades diárias como caminhar, subir e descer escadas e entrar em veículos. As próteses podem ser de metal, polietileno ou cerâmica.

Disponível gratuitamente na internet, o material traz informações em linguagem simples sobre posicionamento e movimentação, como quando deitar ou sentar, levantar ou voltar para a cama, caminhar e subir e descer degraus.

Também há dicas sobre maneiras de adaptar a residência e voltar a fazer atividades como esportes, dirigir automóveis e ter relações sexuais.

"O que diferencia a nossa cartilha de outros materiais são as fotos e vídeos, que mostram a melhor forma de fazer tarefas básicas aos pacientes que passaram pela cirurgia", explica a coordenadora do projeto da Udesc Cefid, professora Jaqueline de Souza.

Com orientação da docente, a cartilha foi produzida pelos acadêmicos de Fisioterapia Eduardo Cordeiro de Barros, Giulio Silveira Cambruzzi, Júlia Fernandes Barroso e Lucas Preis da Silva.

Material complementa recomendações médicas

A ideia do livro surgiu durante as atividades práticas e de estágio do Protetiza-Ação, nas quais alunos prestam atendimento e assistência a pacientes que fizeram artroplastia de quadril no Sistema Único de Saúde (SUS).

"Nossa principal inspiração foi a necessidade de orientar e repassar mais informações a esses pacientes em relação ao retorno para a casa com segurança e cuidado, especialmente nas primeiras semanas de recuperação", explica Jaqueline.

Agora, nos atendimentos, os pacientes recebem um fôlder e ficam sabendo sobre o material digital. O projeto da universidade ressalta, porém, que a cartilha serve apenas para complementar os cuidados e o processo de recuperação e não substitui as recomendações de médicos e fisioterapeutas. 

Cirurgia é feita para reabilitar pacientes

A artroplastia de quadril é realizada quando o paciente apresenta dor crônica ou aguda acompanhada de incapacidade da articulação para realizar funções diárias. 

As causas da dor podem ser osteoartrose, doença caracterizada por um processo de desgaste dos tecidos da articulação; artrite reumatoide; ou fraturas do colo do fêmur por conta de quedas ou acidentes de trânsito.

O envelhecimento também pode prejudicar as articulações. Entre os fatores que contribuem para o desgaste articular, estão: excesso de peso corporal, má postura e impacto de atividades repetitivas e com cargas. 

É importante o cuidado no pós-operatório para evitar complicações como trombose, infecção, luxação (quando a prótese sai do lugar) e fraturas. Prestar atenção na hora de posicionar e movimentar o membro operado, adaptação do ambiente e a prática de exerícios estão na lista das medidas de prevenção.

Recuperação e prevenção

O projeto Protetiza-Ação desenvolve ações junto a pacientes com indicação ou que passaram por artroplastias. O objetivo é abordar, acompanhar e informar sobre os cuidados pós-cirúrgicos, além de contribuir com a recuperação dos pacientes e prevenir complicações.

Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail jaqueline.souza@udesc.br.

Assessoria de Comunicação da Udesc
E-mail: comunicacao@udesc.br
Telefones: (48) 3664-7935/8010
galeria de downloads
galeria de imagens
  • Imagem 1
 
ENDEREÇO
Rua Pascoal Simone, 358 - Coqueiros - Florianópolis - SC
CEP: 88080-350
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8600
E-mail: comunicacao.cefid@udesc.br
Horário de atendimento:  07h às 19h