Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Centro de Ciências da Saúde e do Esporte

Notícia

06/11/2019-14h55

Alunos de Educação Física da Udesc fazem visita técnica para conhecer pole sport

 
Turma fez vivência prática com instrutores - Fotos: Div.
Estudantes do Centro de Ciências da Saúde e do Esporte (Cefid), da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), fizeram saída de campo no dia 29 para conhecer a estrutura das aulas e dos equipamentos utilizados no pole sport, modalidade que une ginástica e dança.

Realizada no estúdio Rebel Circus, no Bairro Rio Tavares, em Florianópolis, a experiência mobilizou estudantes da segunda fase do curso de Bacharelado em Educação Física e integrou a disciplina de Instalações, Equipamentos e Materiais, ministrada pelo professor Paulo Henrique Xavier de Souza.

O grupo foi recepcionado pelos instrutores Tatiana Favretto e Daniel Maragno, que compartilharam conhecimentos teóricos e práticos sobre o pole sport. Tatiana também é presidente da Federação Catarinense de Pole Sport (Fecapole), entidade que comanda a modalidade no âmbito estadual.

Segundo o professor Paulo Henrique, na atividade os alunos conheceram mais sobre o esporte, suas competições e os equipamentos adequados para a prática segura da modalidade.

União de força e dança

Tatiana destaca que o pole sport, oriundo do pole dance, é uma prática que tem se tornado cada vez mais popular pelos benefícios que proporciona ao corpo e à mente, mas que "ainda gera muitas dúvidas, por ser uma união de exercícios de força e de dança".

A instrutora explica que a modalidade requer tanto movimentos acrobáticos de força e ginástica quanto de dança, utilizando um mastro ou barra vertical, estático ou giratório, de metal polido.

"Esse esporte tem origem em atividades antigas de diferentes povos. As acrobacias de força surgiram na Grécia, com a Calistenia, e a parte da dança somente na década de 1920. A partir dos primeiros anos do século 21, o pole dance se desenvolveu e houve uma estruturação em suas diferentes vertentes: fitness, sensual e artística", explica Tatiana.

Saiba mais sobre o curso de Educação Física da Udesc Cefid no site

Assessoria de Comunicação da Udesc
E-mail: comunicacao@udesc.br
Telefone: (48) 3664-7935/8010
galeria de downloads
galeria de imagens
  • Turma fez vivência prática com instrutores
  • Imagem 4
  • Imagem 5
  • Imagem 6
 
ENDEREÇO
Rua Pascoal Simone, 358 - Coqueiros - Florianópolis - SC
CEP: 88080-350
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8600
E-mail: comunicacao.cefid@udesc.br
Horário de atendimento:  07h às 19h