Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Notícia

03/07/2019-16h02

Alunos e servidores da Udesc podem usar software do Office 365 para visualizar dados

Ferramenta de plataforma proporciona visualizações interativas, com interface simples - Imagem: Divulg.
A Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) disponibilizou para a comunidade acadêmica, por meio da Secretaria de Tecnologia e Informação e Comunicação (Setic), mais um aplicativo do Office 365, plataforma que pode ser usada por alunos e servidores da instituição: o software de visualização de dados Power BI.

Já disponível entre os aplicativos do Office 365, o Power BI possui um conjunto de ferramentas de "business intelligence" que auxilia na análise de dados, seja a finalidade profissional, acadêmica ou pessoal.

A ferramenta proporciona visualizações interativas, com uma interface simples para usuários criarem relatórios e painéis de dados customizados, acionáveis, dinâmicos e atraentes. Apontado pela consultoria Gartner como líder do setor, o aplicativo é indicado para incrementar a capacidade de gestão inteligente de organizações e indivíduos.

Cruzamento de dados

O técnico universitário Daniel Antunes dos Santos, da Setic, destaca que o software tem recursos que podem ser úteis para todos os segmentos da comunidade acadêmica – professores, técnicos e estudantes – e que uma das suas principais vantagens é a capacidade de cruzar informações de diversos bancos de dados.

"A ferramenta permite consolidar dados de diferentes fontes e sistemas, como planilhas do excel, arquivos de texto, sistemas de gestão empresarial, serviços online e bancos de dados", afirma Daniel.

Como acessar

Para começar a usar o aplicativo, é preciso acessar o Office 365 da Udesc com login e senha, clicar em "Explore seus aplicativos" e selecionar o Power BI. No aplicativo, é possível assistir a uma série de vídeos tutoriais.

Na universidade, entre outras aplicações, o software foi utilizado para produzir a nova versão da página do Udesc em Números. O uso da tecnologia possibilitou melhorias no layout, navegação, organização e hierarquização do conteúdo. 

Em junho, uma capacitação sobre o Power BI foi realizada na sede do Campus I da Udesc, em Florianópolis, com participação de 15 servidores. Primeiro de uma série de cursos, a atividade, credenciada pela Microsoft, visou formar consultores para aplicar a ferramenta em diferentes setores.

A ideia é de que o uso da ferramenta proporcione uma visão mais ampla dos dados, facilitando a gestão e a tomada de decisões. 

Parceria desde 2017

O Office 365 é uma plataforma da Microsoft que oferece a estudantes e servidores da Udesc o pacote Office completo, que pode ser usado online ou baixado em computadores, smartphones e tablets, além de vários outros aplicativos.

Também estão disponíveis 5 Terabytes (5 mil gigabytes) de espaço em nuvem para armazenar documentos, que podem ser acessados em qualquer lugar. Para acessar a plataforma, é preciso ativar o e-mail institucional.

Em setembro, a parceria entre a Udesc e a Microsoft completará dois anos, com diversos benefícios à comunidade acadêmica. Uma delas é a oferta gratuita do sistema operacional Windows 10 Educacional para instalação, pelos estudantes, em seus computadores de uso pessoal.

Aplicativos

Entre os aplicativos já disponíveis, além do Power BI, podem ser usados o Forms (criação de formulários e enquetes), o To-Do (organizador virtual de tarefas), o Sway (criação de apresentações interativas), o One Note (bloco de anotações digital) e o Skype for Business (videoconferência e mensagens instantâneas), entre outros. 

O site da Setic traz diversas informações e tutoriais sobre a plataforma Office 365 da Udesc e seus aplicativos, além de um FAQ (perguntas e respostas).

Conexão Udesc

A implantação do Office 365 e a oferta do Windows Educacional na universidade integram o projeto Conexão Udesc, que busca desenvolver aplicativos e tecnologias que facilitem a interatividade da comunidade interna e da instituição junto à sociedade.

O projeto faz parte do Plano de Gestão 2016-2020 da Udesc, liderado pelo reitor, Marcus Tomasi, e pelo vice-reitor, Leandro Zvirtes.

Mais informações

Mais informações podem ser obtidas com os canais de suporte do Office 365 da Udesc. Acompanhe as novidades da Udesc pelo Facebook, Instagram, Twitter, Udesc em Rede, WhatsApp e YouTube

Assessoria de Comunicação da Udesc
E-mail: comunicacao@udesc.br
Telefones: (48) 3664-7935/8010
galeria de downloads
galeria de imagens
  • Ferramenta proporciona visualizações interativas, com interface simples
 
ENDEREÇO
Rua Pascoal Simone, 358 - Coqueiros - Florianópolis - SC
CEP: 88080-350
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8600
E-mail: comunicacao.cefid@udesc.br
Horário de atendimento:  07h às 19h