Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Notícia

26/07/2021-14h39

Artigo da Udesc Alto Vale sobre contabilidade gerencial é indicado a prêmio

Evento ocorrerá nesta semana - Arte: Divulgação

Um artigo sobre business intelligence (BI) produzido por pesquisadores do Centro de Educação Superior do Alto Vale do Itajaí (Ceavi), da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) em Ibirama, foi indicado entre os três melhores dentre cerca de 70 trabalhos da área de Contabilidade Gerencial inscritos no 21º USP International Conference in Accounting. O evento ocorrerá entre 28 e 30 de julho, de forma online.

O estudo "Uso do Business Intelligence e Desempenho de Controllers" é resultado do trabalho de conclusão de curso (TCC) do egresso Tiago Paim Possamai. 

O trabalho foi orientado pelo professor Vanderlei dos Santos, e o artigo tem coautoria do docente Marino Luiz Eyerkaufer, ambos vinculados à Udesc Alto Vale. O professor Daniel Magalhães Mucci, da Universidade de São Paulo (USP), também contribuiu para o desenvolvimento do estudo.

Vanderlei dos Santos destaca que, na conferência, a pesquisa foi apresentada em um dos principais espaços para debate das áreas de contabilidade, controladoria e atuária. Dos três selecionados, o artigo é o único que faz parte de um TCC - os outros dois advêm de programas de pós-graduação.

Sobre o artigo

A pesquisa teve por objetivo examinar a influência do uso do business intelligence (BI) no desempenho de controllers considerando duas variáveis atitudinais: a infusão e a satisfação com o sistema.

o trabalho foi desenvolvido a partir de uma pesquisa empírica com 134 gestores da área da controladoria de empresas brasileiras listadas nas Melhores e Maiores da Revista Exame.

Os resultados destacaram que a infusão foi o preditor mais significativo do desempenho individual, "o que sugere que, para obter maior desempenho e benefícios do uso do BI, é essencial que os controllers aprendam mais recursos da tecnologia que estão à sua disposição", explica o professor.

Aprendizagem constante 

Segundo Santos, "isso significa que o uso inicial não é suficiente para trazer os benefícios desejados de um sistema e ressalta a importância de usos expandidos e mais profundos, como a infusão".

Para ele, o estudo ressalta a necessidade de aprendizagem constante dos usuários, de forma que identifiquem novas formas de habilitar as tecnologias de BI aos seus processos de trabalho.

Assessoria de Comunicação da Udesc
E-mail: comunicacao@udesc.br
Telefones: (48) 3664-7935/8010

galeria de downloads
galeria de imagens
  • Evento ocorre nesta semana
 
ENDEREÇO
Rua Pascoal Simone, 358 - Coqueiros - Florianópolis - SC
CEP: 88080-350
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8600
E-mail: comunicacao.cefid@udesc.br
Horário de atendimento:  07h às 19h