Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Centro de Ciências da Saúde e do Esporte

Notícia

30/06/2017-19h17

Atividades da Udesc conscientizam população sobre como prevenir quedas de idosos

 
Docente da Udesc e membro do Conselho Estadual do Idoso distribuíram material nesta semana - Foto: Div.
Ao longo desta semana, o Centro de Ciências da Saúde e do Esporte (Cefid) promoveu atividades com o objetivo de apoiar a 1ª Semana Catarinense de Prevenção de Quedas, organizada pelo Conselho Estadual do Idoso, e conscientizar a população sobre o tema.

Além de apresentar o projeto de extensão Treinamento de Equilíbrio e Prevenção de Quedas, realizado pela Udesc Cefid, a coordenadora da iniciativa, professora Deyse Borges Machado, e Paulo Medeiros, do Conselho Estadual do Idoso, também distribuíram marcadores de páginas e fôlders para a comunidade acadêmica.

"Convidamos os idosos a cuidar de aspectos de segurança dentro de casa, como tirar tapetes e móveis que estão sobrando e observar a iluminação, e incentivamos a população em geral a perguntar sobre esses aspectos de segurança aos idosos que conhecem", conta Deyse.

A Semana Catarinense de Prevenção de Quedas reuniu universidades, serviços de saúde, instituições e grupos de idosos e profissionais que trabalham com a população idosa de Santa Catarina.

Entre 23 e 30 de junho, houve atividades como palestras de capacitação, oficinas de avaliação do equilíbrio e de adaptação do ambiente, distribuição de material informativo e divulgação do tema em redes sociais.

A Udesc Cefid promoveu, em dezembro do ano passado, o 1º Encontro Saúde sem Quedas, evento que deverá ocorrer durante a Semana Catarinense de Prevenção de Quedas a partir de 2018.

Sobre a iniciativa

O projeto Treinamento de Equilíbrio e Prevenção de Quedas busca favorecer a qualidade de vida do idoso, melhorando o equilíbrio corporal e reduzindo o risco de quedas, e favorecer a educação e a promoção de saúde por meio de encontros, seminários, debates e atividades para os participantes.

A iniciativa realiza inicialmente a anamnese dos participantes (pessoas acima de 60 anos), com registro de identificação e de informações relevantes quanto a doenças associadas e histórico de quedas, e depois faz uma avaliação clínica fisioterapêutica.

Posteriormente, ocorrem as atividade de equilíbrio, até duas vezes na semana, com duração de 50 minutos cada. O projeto retomará as atividades na segunda semana de agosto.

Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail geti.cefid@udesc.br e pelo telefone (48) 3664-8659.

Assessoria de Comunicação da Udesc
E-mail: comunicacao@udesc.br
Telefones: (48) 3664-8006/8010
galeria de downloads
galeria de imagens
  • Imagem 1
 
ENDEREÇO
Rua Pascoal Simone, 358 - Coqueiros - Florianópolis - SC
CEP: 88080-350
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8600
E-mail: comunicacao.cefid@udesc.br
Horário de atendimento:  07h às 19h