Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Notícia

20/03/2019-13h54

Autor catarinense lança autobiografia com mostra de fotos nesta quinta, no Museu da Udesc

Evento iniciará às 19h, em Florianópolis - Arte: Divulg.
Nesta quinta-feira, 21, às 19h, o Museu da Escola Catarinense (Mesc), da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), receberá o lançamento do livro "Narrativas absurdas: verdades contadas por um mentiroso", de Gelci José Coelho, o Peninha, artista, pesquisador, museólogo e conhecedor das tradições culturais populares do litoral catarinense. O espaço fica no Centro Histórico de Florianópolis.

A publicação será lançada com sessão de autógrafos, performances artísticas e abertura da exposição "Um boitatá em dois tempos", com registros fotográficos de Biah Schmidt, de duas diferentes fases da vida de Peninha.

“O livro mescla o testemunho da experiência vivida com o olhar fugidio da imaginação que se lança sobre a memória quando então tudo se mistura: realidade, ficção, poesia, espanto, tragédia e assombração, no melhor que o realismo mágico, enquanto gênero literário, pode oferecer”, resume Bebel Orofino, roteirista e escritora que assina a edição da obra junto com o autor. 

Sobre o autor

Nascido em São Pedro de Alcântara, em 1949, Gelci José Coelho, o Peninha, é um dos guardiões da história, memória, cultura e arte de Santa Catarina. Cresceu e viveu em São José até recentemente, quando se mudou para a Enseada de Brito, em Palhoça, onde mora até hoje.

É artista plástico, perfomer, ator, dramaturgo, produtor de instalações urbanas como o Presépio Natural e Artesanal da Praça 15 de Novembro, no Centro de Florianópolis, e um incansável apoiador e consultor para toda atividade cultural ligada à herança dos açorianos, dos descendentes das nações africanas e indígenas que habitam o litoral.

Sobre a exposição 

Na exposição "Um boitatá em dois tempos", as fotos de Biah Schmidt registram o cotidiano de Peninha em dois momentos diferentes. O primeiro, com mais de 15 fotos em preto e branco, trazem a cena artística e cultural da Ilha de Santa Catarina nos anos 1970. O segundo momento, em 15 fotos coloridas, mostra Peninha nos dias atuais, escritor e morador da Enseada de Brito, clássica freguesia açoriana do litoral catarinense.

Serviço:

O QUÊ: Lançamento do livro "Narrativas absurdas: verdades contadas por um mentiroso" e abertura da exposição "Um boitatá em dois tempos".
QUANDO: Quinta-feira, 21, às 19h.
ONDE: Museu da Udesc, Rua Saldanha Marinho, nº 196, Centro, Florianópolis.
QUANTO: Entrada gratuita.

Assessoria de Comunicação da Udesc
E-mail: comunicacao@udesc.br
Telefones: (48) 3664-7935/8010
galeria de downloads
galeria de imagens
  • Evento inicia às 19h, no Mesc
 
ENDEREÇO
Rua Pascoal Simone, 358 - Coqueiros - Florianópolis - SC
CEP: 88080-350
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8600
E-mail: comunicacao.cefid@udesc.br
Horário de atendimento:  07h às 19h