Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Notícia

03/11/2020-20h51

Bibliotube da Udesc produz mais de 50 vídeos com dicas para trabalhos acadêmicos

Canal da Biblioteca Universitária no YouTube já conta com mais de 1,5 mil pessoas inscritas - Foto: Divulg.
A Biblioteca Universitária (BU), da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), já publicou mais de 50 vídeos no seu canal oficial no Youtube, o Bibliotube, com diversos tutoriais de orientações para pesquisas, trabalhos acadêmicos, dissertações, monografias, artigos, teses, entre outros assuntos. Acesse o Bibliotube.

A produção dos vídeos foi intensificada no período de pandemia e aulas não presenciais para auxiliar a comunidade acadêmica. A Biblioteca Universitária também tem promovido transmissões ao vivo com dicas para trabalhos acadêmicos, e as gravações ficam disponíveis na playlist de capacitações.

O canal do Youtube oferece outros tutoriais, todos divididos em playlists específicas, como a do Sistema de Jornal Aberto, organizada no Portal de Periódicos da Udesc, e orientações sobre como acessar as normas técnicas da ABNT em acervos eletrônicos. Além disso, a playlist de catálogos Pergamum conta com tutoriais básicos para utilizar as funções online de busca de acervo das bibliotecas da Udesc.

Já o tutorial de formatação no Word é complementar para a nova edição do Manual de Trabalhos Acadêmicos, que apresenta diretrizes para elaboração de TCC, dissertação, tese, artigo e relatório.

Em 2019, a Biblioteca Universitária lançou uma nova identidade visual e com isso trabalha para aproximar ainda mais a comunidade acadêmica do ambiente da biblioteca e da prestação de serviços. A BU mantém ainda outros canais de comunicação oficiais, no Instagram e no Facebook.


Sobre a BU

A Biblioteca Universitária da Udesc oferece serviços e produtos de informação, com qualidade e confiabilidade, por meio de um sistema descentralizado composto de 11 bibliotecas (central e setoriais), instaladas em todos os campi, que se complementam. Os serviços podem ser usados pela comunidade universitária (acadêmicos, professores e estudantes) e pela comunidade externa.

O acervo bibliográfico é constituído por livros, periódicos, vídeos, slides, imagens, fotografias, teses, dissertações, monografias, catálogos de exposição, relatórios de pesquisa/tutores, trabalhos de conclusão de curso (TCCs), peças teatrais, mapas, CDs-ROM, partituras e outros.

Mais informações

Mais informações podem ser obtidas na página da BU e pelo e-mail biblioteca.reitoria@udesc.br.

Assessoria de Comunicação da Udesc
E-mail: comunicacao@udesc.br
Telefones: (48) 3664-7935/8010 
galeria de downloads
galeria de imagens
  • Canal do Youtube da Biblioteca Universitária da  Udesc publica diversos vídeos.
 
ENDEREÇO
Rua Pascoal Simone, 358 - Coqueiros - Florianópolis - SC
CEP: 88080-350
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8600
E-mail: comunicacao.cefid@udesc.br
Horário de atendimento:  07h às 19h