Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Notícia

12/12/2017-14h36

Biologista de pesca Ernesto Tremel receberá título de doutor honoris causa da Udesc

Além de pesquisador, Tremel (terceiro da esq. para dir.) atuou pelo Clube de Regatas Aldo Luz - Foto: Divulg.
Nesta quinta-feira, 14, às 13h, a Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) concederá o título de doutor honoris causa ao biologista de pesca Ernesto Tremel, pioneiro do desenvolvimento sustentável do setor pesqueiro no Brasil. Confira o currículo completo.

A honraria será entregue em sessão solene do Conselho Universitário (Consuni), no Plenarinho da Reitoria da Udesc, no Bairro Itacorubi, em Florianópolis.

"O senhor Ernesto Tremel é formado em uma das primeiras turmas do curso de Pedagogia da Udesc Faed e, ao longo da sua vida e com sua formação como biólogo, atuou em prol do desenvolvimento científico e sustentável do País, especialmente na área da pesca, sempre visando o desenvolvimento sustentável do setor", destaca o reitor da Udesc, Marcus Tomasi.

Entre as inúmeras realizações do pesquisador, estão a chefia da base catarinense de operações do Programa de Pesquisa e Desenvolvimento Pesqueiro do Brasil, entre 1971 e 1977, e a elaboração do projeto que criou a Reserva Extrativista Marinha do Pirajubaé em Florianópolis, alavacando a produção de berbigão.

Tremel será a sexta personalidade a receber o título de doutor honoris causa da Udesc. Os homenageados anteriores foram: o ex-governador estadual Antônio Carlos Konder Reis (1994); o professor Aziz Nacib Ab'Saber (2008); os professores Gui Bonsiepe e Nelson Back (2012); e o presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (Fapesc), Sergio Luiz Gargioni (2015).

Contribuição para universidades

A solicitação do título ao Consuni partiu da coordenadora do Museu da Escola Catarinense (Mesc), Sandra Makowiecky. "Com seus estudos e trabalhos publicados, [Tremel] contribuiu para conscientizar e transformar as atividades predatórias dos pescadores em formas racionais de exploração de recursos marinhos", afirma.

A contribuição do pesquisador para o progresso da ciência pesqueira está presente no curso de Engenharia de Pesca que a universidade oferece em Laguna, por meio do Centro de Educação Superior da Região Sul (Ceres), e em cursos de outras instituições no Estado, como Oceanografia e Aquicultura.

"Convém destacar ainda o pioneirismo das ações de Tremel no ramo de proteção aos recursos pesqueiros, sendo ele o criador da Estação Experimental da Barra da Lagoa, [em Florianópolis], atualmente mantida pela Universidade Federal de Santa Catarina", acrescenta Sandra.

Sobre o homenageado

Ernesto Tremel nasceu em 29 de maio de 1926, no Rio de Janeiro. Formou-se em Pedagogia pelo Centro de Ciências Humanas e da Educação (Faed) em 1968 e fez uma série de cursos de capacitação em Biologia Pesqueira, Oceanografia Pesqueira e Estatística Pesqueira.

O pesquisador teve cargos nos governos estadual e federal voltados para a área da pesca, foi consultor da Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO), representou o País em eventos internacionais e participou de excursões científicas no litoral brasileiro e no exterior.

Também publicou estudos e integrou comissões técnicas sobre produção pesqueira na região sul-ocidental do Oceano Atlântico, além de receber homenagens como Amigo da Marinha e Mérito Naval, ambas do Ministério da Defesa. Entre seus projetos executados, estão:

  • Fundação do Centro de Estudos Oceanográficos de Santa Catarina, em 1958;
  • Criação da Estação Experimental da Barra da Lagoa, em Florianópolis, que já fez pesquisas com várias espécies marinhas e estuarinas, como tainha, tilápia e camarão branco. Inaugurada pelo governo estadual em 1980, a estrutura é mantida atualmente pela Universidade Federal de Santa Catarina (Ufsc);
  • Construção do "Aquarium Professor Ernesto Tremel", em 1982, no Zoológico de Balneário Camboriú, em parceria com o Governo de SC e a Companhia de Turismo e Empreendimentos de Santa Catarina (Citur), hoje Santa Catarina Turismo S/A (Santur);
  • Criação da Reserva Extrativista Marinha do Pirajubaé, em 1992, em Florianópolis;
  • Povoamento de trutas na Serra Catarinense e de tilápias na Lagoa do Peri, em Florianópolis.
Assessoria de Comunicação da Udesc
E-mail: comunicacao@udesc.br
Telefones: (48) 3664-7935/8010
galeria de downloads
galeria de imagens
  • Imagem 3
 
ENDEREÇO
Rua Pascoal Simone, 358 - Coqueiros - Florianópolis - SC
CEP: 88080-350
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8600
E-mail: comunicacao.cefid@udesc.br
Horário de atendimento:  07h às 19h