Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Notícia

17/04/2019-17h43

Campeão mundial de surfe Adriano de Souza faz avaliação física em laboratório da Udesc

Atleta voltará à Udesc Cefid em maio para nova avaliação - Foto: Divulgação
O Centro de Ciências da Saúde e do Esporte (Cefid), da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), recebeu um visitante ilustre na tarde desta terça-feira, 16: o surfista Adriano de Souza, o "Mineirinho", campeão mundial da modalidade em 2015, que foi ao Laboratório de Biomecânica fazer uma avaliação física relacionada a sua recuperação de uma cirurgia no joelho.

No laboratório, o surfista foi avaliado em um dinamômetro isocinético computadorizado. O procedimento foi acompanhado pelos fisioterapeutas Alisson Paz e Ismael Gomes Junior, que é doutorando do Programa de Pós-Graduação em Ciências do Movimento Humano da Udesc Cefid, docentes e acadêmicos da unidade.

Segundo Ismael, o equipamento e a avaliação isocinética – necessária para liberação de atletas de alto rendimento às atividades – são considerados de ponta. "É o padrão ouro no mundo para retorno ao esporte", esclarece o profissional.

Mineirinho está em tratamento para recuperação desde outubro do ano passado, quando se lesionou durante uma etapa do circuito mundial em Portugal. Em novembro, ele passou por uma cirurgia no joelho direito e no ligamento cruzado anterior.

Análise muscular

A avaliação isocinética é uma análise muscular computadorizada, na qual são avaliados possíveis desequilíbrios e déficits musculares que levam ao desgaste prematuro das articulações, fornecendo dados de força, potência e resistência muscular.

O exame fornece o laudo necessário para liberação de atletas de alto rendimento para atividades após cirurgias. Em maio, o Adriano retornará à Udesc para fazer nova avaliação e saber se pode retornar às atividades. 

Residente em Florianópolis, o atleta faz tratamento na clínica AktionPaz, do fisioterapeuta Alisson Paz.

Ismael Gomes, além de mestre e doutorando em Ciências do Movimento Humano pela Udesc Cefid, é proprietário do Centro de Reabilitação e Fisioterapia do Esporte (Cerfe), parceiro do centro de ensino há quatro anos.

Siga as novidades da Udesc pelo Facebook, Instagram, Twitter, Udesc em Rede, WhatsApp e YouTube. Se você é acadêmico, acesse office.udesc.br para ter gratuitamente sua conta de e-mail, o Office 365 e o Windows 10 Educacional.

Assessoria de Comunicação da Udesc
E-mail: comunicacao@udesc.br
Telefones: (48) 3664-7935/8010    
galeria de downloads
galeria de imagens
  • Atleta voltará à Udesc Cefid em maio para nova avaliação
 
ENDEREÇO
Rua Pascoal Simone, 358 - Coqueiros - Florianópolis - SC
CEP: 88080-350
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8600
E-mail: comunicacao.cefid@udesc.br
Horário de atendimento:  07h às 19h