Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Notícia

30/10/2020-16h41

Centros da Udesc têm eventos virtuais pelo 30º Seminário de Iniciação Científica

Eventos serão em novembro - Foto: Marcelo Cardoso
Entre 2 e 30 de novembro, os 12 centros de ensino da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) realizarão eventos online para marcar a 30ª edição do Seminário de Iniciação Científica (SIC). Neste ano, o evento ocorre totalmente pela internet em virtude da pandemia de Covid-19.

Realizado anualmente sob coordenação da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PROPPG), o SIC tem sua programação em cada unidade definida pelas direções de Pesquisa e Pós-Graduação.

No Centro de Educação Superior do Oeste (CEO), o SIC ocorre simultaneamente ao calendário 10º Seminário de Ensino, Pesquisa e Extensão (Sepe) e ao 3º Encontro da Pós-Graduação (EPG) da Udesc Oeste. Em 24 e 25 de novembro, haverá três palestras, três minicursos e apresentações de pesquisa. Um dos destaques é a palestra sobre sala de aula invertida, com o professor José Luis Medina, da Faculdade de Educação da Universidade de Barcelona. Acesse a programação.

Centro de Ciências da Administração e Socioeconômicas (Esag) programou quatro oficinas e uma palestra, que serão realizadas entre 17 e 19 de novembro. A palestra "Precisamos falar sobre plágio acadêmico" será ministrada por Orestes Trevisol Neto e Letícia Lazzari, da Biblioteca Universitária (BU). Acesse a programação.

Já o Centro de Ciências Humanas e da Educação (Faed) criou uma página no site para divulgar os eventos ao longo do mês e as apresentações de pesquisa. Em 11 de novembro, às 14h, a unidade promoverá a conferência "Sociedade, Conhecimentos e Ciência: desafios e perspectivas", com o professor Marco Antonio de Almeida, da Universidade de São Paulo (USP). Acesse o site.

As programações dos demais centros de ensino também serão divulgadas previamente nos sites das unidades.  

Vídeos no YouTube

Uma das partes principais do SIC, as apresentações dos estudantes neste ano foram realizadas por meio de vídeos. Ao todo, 589 vídeos de acadêmicos da Udesc, com resumos de iniciação científica, vinculados a projetos de pesquisa de professores, foram publicadas em outubro no canal do evento no YouTube. Acesse os vídeos.  

As apresentações abrangem as grandes áreas de conhecimento do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq): Linguística, Letras e Artes, Ciências Agrárias, Ciências da Saúde, Ciências Biológicas, Ciências Exatas e da Terra, Ciências Humanas, Ciências Sociais e Aplicadas e Engenharias.  

Além dos vídeos, divulgados após as avaliações ad hoc previstas pelo CNPq e com o consentimento dos autores, os estudantes participaram por meio de resumos expandidos, que são posteriormente registrados nos anais de cada edição do evento, publicados no site da PROPPG.

Resumos de iniciação científica

O seminário divulga e estimula a iniciação científica e em desenvolvimento tecnológico e inovação, com a apresentação, por alunos de graduação e de ensino médio, de resultados de pesquisas diante de professores-avaliadores externos e convidados.

As apresentações cumprem um compromisso dos bolsistas e voluntários de pesquisa junto à Udesc e ao CNPq e os melhores trabalhos de cada centro de ensino são selecionados e destacados.

Os conteúdos apresentados reúnem os resultados finais dos planos de atividades desenvolvidos pelos bolsistas e voluntários em projetos de pesquisa vinculados ao Programa de Iniciação Científica da Udesc, que abrange:

  • Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (Pibic/CNPq)
  • Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica nas Ações Afirmativas (Pibic-Af/CNPq)
  • Programa Institucional de Bolsas de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (Pibiti/CNPq)
  • Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica para o Ensino Médio (Pibic-EM/CNPq)
  • Programas Institucional de Bolsas de Iniciação Científica e de Iniciação Tecnológica e Inovação (Probic/Udesc, Probic-Af/Udesc e Probiti/Udesc)
  • Programa de Iniciação à Pesquisa (Proip/Udesc)
  • Programa Institucional Voluntário de Iniciação Científica (Pivic/Udesc)
Entre outras finalidades, a publicação das informações no SIC visa prestar contas à sociedade sobre as ações da universidade e auxiliar no intercâmbio entre pesquisadores.

Mais informações

Mais informações podem ser obtidas com a PROPPG pelo e-mail proppg.reitoria@udesc.br e nos sites dos 12 centros de ensino.

Assessoria de Comunicação da Udesc
E-mail: comunicacao@udesc.br
Telefones: (48) 3664-7935/8010  
galeria de downloads
galeria de imagens
  • Eventos ocorrem em novembro
  • Imagem 37
  • Imagem 38
  • Imagem 39
 
ENDEREÇO
Rua Pascoal Simone, 358 - Coqueiros - Florianópolis - SC
CEP: 88080-350
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8600
E-mail: comunicacao.cefid@udesc.br
Horário de atendimento:  07h às 19h