Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Notícia

25/11/2020-16h20

Cineclube Presença da Udesc promove roda de conversa sobre Escrevivências no Cinema Negro na quinta

Evento é último do ano promovido pelo cineclube, que em 2020 realizou atividades virtuais em sessões com temáticas voltadas às questões de raça, gênero, classe e sexualidade

Imagem: Divulgação.
O Cineclube Presença, projeto do Laboratório Interdisciplinar de Formação de Educadores (LIFE) do Centro de Artes (Ceart) da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), realiza nesta quinta-feira (26) a última atividade do grupo em 2020. 

No mês Consciência Negra, o cineclube prepara para esta quinta, às 17h, uma roda de conversa virtual com o tema “Escrivivências no Cinema Negro”. A ideia do cineclube durante o mês em que realizaram o “Ciclo da Consciência Negra” é de marcar e ressaltar a importância do tema no Brasil e levar o debate em torno do racismo, das desigualdades raciais e ainda reivindicar a luta pelos direitos afro-brasileiros. 

A roda de conversa contará com a presença dos membros do Coletivo Audiovisual Olho Negro, Gabriel Nunes e Cameron Ventura, da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e de Rairan Silva, da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), que é estudante de pedagogia e pesquisador em cinema documental.

Coletivo Audiovisual Olho Negro
O Coletivo Audiovisual Olho Negro é um espaço de troca de saberes, acolhimento, elaboração e desenvolvimento de projetos. É um Coletivo que surge como proposta da demanda de estudantes negros do curso de Cinema da UFSC, dado que o estudo sobre cinema negro não fora abordado no currículo do Curso até o semestre 2019/2, com a primeira disciplina de Cinema Negro construída por estudantes e egressos que hoje fazem parte do grupo. “Atualmente somos seis corpos e vidas que mantêm o coletivo e estamos com previsão de lançamento do nosso perfil público para esse ano, junto com algumas atividades que estamos organizando. Além disso, o coletivo luta pela presença e participação de pessoas negras nas atividades de produção e políticas públicas do setor audiovisual do município de Florianópolis e do Estado de Santa Catarina”, conta Gabriel Nunes.

Sessões virtuais
Durante todo o ano de 2020, para dar continuidade às atividades durante a pandemia, o Cineclube Presença realizou diversos ciclos online, cada um com uma temática. “Cineclube em tempos de pandemia” foi o nome dado às ações, que a cada mês trouxe os temas para o debate coletivo.  “Geralmente realizado no hall do prédio de artes visuais, em 2020 o Cineclube Presença realizou sessões virtuais para discutir pautas inerentes à formação do educador contemporâneo como raça, gênero, classe e sexualidade. Buscando através do cinema uma perspectiva interseccional com bastante diálogo”, completa o estudante Felipe Fonseca bolsista de extensão do LIFE Udesc, organizador e mediador dos eventos virtuais do cineclube.

Serviço
O quê: roda de conversa "Escrevivências no Cinema Negro"
Quando: 26 de novembro de 2020 - quinta-feira
Hora: 17h
Onde: na página do Facebook do Cineclube Presença

Assessoria de Comunicação da Udesc Ceart
E-mail: comunicacao.ceart@udesc.br
WhatsApp: (48) 3664-8350
galeria de downloads
galeria de imagens
  • Imagem 10
notícias relacionadas
 
ENDEREÇO
Rua Pascoal Simone, 358 - Coqueiros - Florianópolis - SC
CEP: 88080-350
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8600
E-mail: comunicacao.cefid@udesc.br
Horário de atendimento:  07h às 19h