Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Notícia

16/09/2020-11h15

Clínica Escola de Fisioterapia da Udesc Cefid elabora plano para enfrentar pandemia

Retorno de atendimentos presenciais ainda não tem data definida para ocorrer - Foto: Jonas Pôrto/Arquivo
A Clínica Escola de Fisioterapia, do Centro de Ciências da Saúde e do Esporte (Cefid), da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) em Florianópolis, elaborou o Plano de Procedimentos Operacionais Padrão para nortear e adequar as rotinas de professores, técnicos e estudantes que atuam no local quando forem retomados os atendimentos presenciais. Acesse o plano.

A clínica está com atividades presenciais suspensas desde março, devido às restrições sanitárias determinadas em virtude da pandemia do novo coronavírus. O retorno ainda não tem prazo definido. Segundo a coordenação, assim que for autorizado o reinício das atividades, a equipe da clínica entrará em contato com os pacientes que já estavam em atendimento para reagendar os horários.

O plano anunciado define diretrizes para realização de atividades presenciais na clínica, após o retorno, enquanto durarem as medidas restritivas relacionadas à pandemia.

O documento foi elaborado pela equipe de técnicos universitários da clínica – os fisioterapeutas Ailime Perito Feiber Heck (coordenadora) e Juliano Tibola e a administradora Bianca Fragoso Mitke – com revisão da médica infectologista Silvia Cristina Flores, que também atua na unidade.

Normas 

Segundo os autores, a elaboração do plano busca "viabilizar o atendimento de pacientes na clínica, minimizando os riscos inerentes às atividades realizadas em ambiente ambulatorial e mantendo a responsabilidade ética e a biossegurança enquanto serviço de saúde operante em meio a uma pandemia".

As orientações contidas no documento foram baseadas em normativas vigentes de órgãos oficiais, como as secretarias municipal e estadual de Saúde, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), o Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional (Crefito) e o Guia de Instruções de Controle e Prevenção da Covid-19 na Udesc.

Requisitos

Entre as normas, o documento determina que qualquer pessoa que receba diagnóstico positivo para Covid-19 e que circule nas dependências da clínica deve informar imediatamente a equipe administrativa e a comissão de monitoramento da unidade para que as medidas cabíveis sejam tomadas, dentre elas, a suspensão dos atendimentos no local por 14 dias subsequentes à notificação, conforme orientado em portaria estadual.

O documento também destaca, como pré-requisitos para atividades presenciais, o uso de equipamentos de proteção individual (EPIs), como toucas, óculos, máscaras, face shields, aventais e luvas, e de equipamentos de proteção coletiva (EPCs), como tapetes sanitizantes e secantes, álcool líquido e gel, protetores de balcão, pedestais de distanciamento e fitas de demarcação.  

Os autores ressaltam que as informações do plano podem ser atualizadas a qualquer momento, caso sejam alteradas as normas sanitárias vigentes.

Mais informações

Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail ccef.cefid@udesc.br.

Assessoria de Comunicação da Udesc
E-mail: comunicacao@udesc.br
Telefones: (48) 3664-7935/8010
galeria de downloads
galeria de imagens
  • Retorno de atendimentos presenciais ainda não tem data definida para ocorrer
 
ENDEREÇO
Rua Pascoal Simone, 358 - Coqueiros - Florianópolis - SC
CEP: 88080-350
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8600
E-mail: comunicacao.cefid@udesc.br
Horário de atendimento:  07h às 19h