Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Notícia

06/12/2016-20h00

Conselho Estadual de Educação aprova recredenciamento da Udesc pelo prazo de dez anos

Avaliação institucional externa deste ano concedeu à universidade um conceito elevado - Foto: Jonas Pôrto
Em sessão realizada nesta terça-feira, 6, o Conselho Estadual de Educação (CEE/SC) aprovou o processo de recredenciamento da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) para os próximos dez anos. O órgão é responsável pela avaliação das instituições catarinenses de ensino superior.

O presidente do CEE/SC, Osvaldir Ramos, destacou que a aprovação foi unânime, com uma série de congratulações à Udesc pelo conceito elevado que obteve na sua avaliação institucional externa mais recente, feita entre agosto e outubro deste ano por uma comissão especial do conselho.

Na escala de 1 a 5, o relatório final atribuiu 4,72 (excelente) como média geral para a universidade, que agora só precisará passar por uma nova avaliação institucional externa em 2026.

Além da avaliação realizada neste ano, a Udesc teve esse procedimento em 2013, pela primeira vez, e recebeu o conceito 4,30. Ou seja, nesses três últimos anos, de acordo com o relatório do CEE/SC, a universidade avançou 0,42, apresentando um desempenho muito significativo.

No caminho certo

O resultado da avaliação institucional externa de 2016 foi divulgado em 7 de outubro, no Auditório do Centro de Ciências da Administração e Socioeconômicas (Esag), em Florianópolis, e contou com as presenças do vice-reitor da Udesc, Leandro Zvirtes, e de gestores da instituição, professores, técnicos e membros da Comissão Própria de Avaliação (CPA).

"É gratificante ver que estamos no caminho certo. Sou da área da qualidade e sei que aquilo que você não mede, você não controla, e, se você não controla, você não gerencia, e, se você não gerencia, você não melhora. A Udesc é muito rica em conhecimento, e nosso principal desafio é distribuir os recursos de forma justa para qualificar todos os centros. A nota excelente é uma conquista de toda a comunidade acadêmica", disse Zvirtes.

Tópicos avaliados

A comissão do CEE/SC, formada pelos professores Dilvo Ilvo Ristoff (UFSC), Juarez Jonas Thives Júnior (USJ) e Jolmar Luis Hawerroth (Católica-ES), utilizou cinco eixos norteadores, baseados nas diretrizes do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes).

Nessa lista, estão os tópicos abaixo, que ficaram com as seguintes notas:

  • Planejamento e Avaliação Institucional: 4,60
  • Desenvolvimento Institucional: 4,78
  • Políticas Acadêmicas: 4,69
  • Políticas de Gestão: 4,63
  • Infraestrutura: 4,88
  • Conceito final: 4,72 - Excelente
De acordo com Ristoff, que também participou da avaliação feita há três anos, "a Udesc está mais forte, estruturada e preocupada com questões sociais".

Entre os pontos destacados, o professor mencionou o progresso na infraestrutura, que "é um reflexo de tudo", e citou o fortalecimento da comunicação, que hoje conta com jornalistas e representantes em todos os centros de ensino e vem ajudando a fortalecer a identidade da Udesc junto às comunidades internas e externas por ações planejadas, conforme sua política de comunicação.

Ristoff lembrou ainda as obras em andamento nas unidades de Balneário Camboriú, Ibirama, Joinville, Lages, Pinhalzinho e São Bento do Sul.

Os outros avaliadores também elogiaram a universidade e ressaltaram os pontos positivos. "A Udesc tem grande importância para o desenvolvimento do Estado e isso justifica o duodécimo que recebe do Poder Executivo. Além disso, destaco o número impressionante de bolsas distribuídas", disse Hawerroth. Em 2015, a universidade investiu R$ 10,5 milhões em bolsas de várias modalidades.

Já para Thives Júnior, "a Udesc é uma fonte de comparação. É uma universidade excelente. Agora, precisa sair da excelente e se tornar a melhor".

Visitas em todas as unidades

Para avaliar a universidade, a comissão do CEE/SC visitou, entre 3 de agosto e 30 de setembro, as 12 unidades de ensino da Udesc, além do Museu da Escola Catarinense (Mesc) e da Biblioteca Central (BC). Ocorreram reuniões com alunos, professores, técnicos e membros da CPA.

Segundo a coordenadora de Avaliação Institucional da Udesc, Rita de Cássia Souza, que foi elogiada por membros da comissão pela dedicação e pelo profissionalismo durante o processo, a ação "contribui para que as instituições de ensino revisem sua missão, planos, métodos e trajetória".

Assessoria de Comunicação da Udesc
E-mail: comunicacao@udesc.br
Telefones: (48) 3664-8006/8010
galeria de downloads
galeria de imagens
  • Imagem 2
 
ENDEREÇO
Rua Pascoal Simone, 358 - Coqueiros - Florianópolis - SC
CEP: 88080-350
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8600
E-mail: comunicacao.cefid@udesc.br
Horário de atendimento:  07h às 19h