Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Notícia

16/04/2020-16h38

Coral do Grupo de Estudos da Terceira Idade da Udesc faz atividades pelo WhatsApp

Maestro Adair Lima (na foto, no aniversário do Geti) comanda projeto - Foto: Fernando de Almeida
O programa de extensão Grupo de Estudos da Terceira Idade (Geti), do Centro de Ciências da Saúde e do Esporte (Cefid), da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) em Florianópolis, tem realizado atividades de canto via WhatsApp durante o período de distanciamento social causado pela pandemia do novo coronavírus.

Desde a suspensão das aulas presenciais, familiares e idosos que integram o projeto de canto para a terceira idade (o Coral do Geti) fazem as atividades por meio do aplicativo, no qual são postados letras de melodias, áudios de músicas e explicações sobre arranjos musicais pelo maestro e voluntário do grupo Adair Lima.

Estudante da Udesc Cefid e voluntária do grupo, Liene Maria da Silva Pereira participa fazendo o aquecimento vocal dos integrantes, por meio de áudio. Também são realizadas explanações com fotografias sobre temas da época de trilhas sonoras originais e de grandes orquestras, acompanhadas pelas músicas.

Os participantes do coral solicitam músicas da sua preferência, reforçando a interatividade na ação. Os contatos do grupo via WhatsApp ocorrem diariamente, de segunda a sexta-feira.

Motivação

Para a coordenadora do Geti, Giovana Zarpellon Mazo, a iniciativa do maestro tem sido "maravilhosa, pois mantém os idosos motivados e alegres, fazendo que o distanciamento social não seja tão difícil". "Como afirma o dito popular, quem canta seus males espanta", destaca a docente.

Lima diz que a iniciativa "busca criar alternativas para abordar temas e assuntos musicais, e o contato diário, apesar da distância, cria momentos de alegria e divertimento por meio do canto e da música, além de uma rede de apoio e suporte social para enfrentar distanciamento social com mais tranquilidade, disposição e segurança".

Como os idosos mais longevos do grupo não têm familiaridade com o aplicativo, a ação conta com o apoio de familiares para viabilizar a participação de todos.

"Os depoimentos dos idosos e de seus familiares diante dessas atividades são de alegria, acolhimento, agradecimento e gratidão. Todos os dias eles têm alguma atividade e essa foi incorporada na rotina diária domiciliar, nesse período de distanciamento social", afirma o maestro.

Sobre o Geti

Programa de extensão mais antigo da Udesc, criado em 1989, o Geti promove ações gratuitas e efetivas para a população idosa, no contexto universitário. O projeto de canto desenvolve suas atividades há 22 anos nas instalações da Udesc Cefid, no Bairro Coqueiros, em Florianópolis.

Mais informações

Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail geti.cefid@udesc.br.

Em todas as suas unidades, a comunidade acadêmica da Udesc segue mobilizada em ações diversas contra a pandemia, com atividades que envolvem alunos, técnicos e professores. Acesse o site udesc.br/coronavirus.

A atualização sobre o número de casos do coronavírus em Santa Catarina e outras informações sobre a pandemia podem ser acompanhadas pelo site saude.sc.gov.br/coronavirus.

Assessoria de Comunicação da Udesc
E-mail: comunicacao@udesc.br
Telefones: (48) 3664-7935/8010  
galeria de downloads
galeria de imagens
  • Maestro Adair Lima (na foto, no aniversário do Geti) comanda projeto
 
ENDEREÇO
Rua Pascoal Simone, 358 - Coqueiros - Florianópolis - SC
CEP: 88080-350
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8600
E-mail: comunicacao.cefid@udesc.br
Horário de atendimento:  07h às 19h