Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Notícia

07/05/2019-19h17

Criador de prancha de surfe instrumentalizada faz palestra na Udesc nesta quinta

Egresso da graduação e do mestrado da Udesc Cefid, Márcio é pesquisador na Universidade do Porto
Nesta quinta-feira, 9, às 8h30, o Auditório do Centro de Ciências da Saúde e do Esporte (Cefid), da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) em Florianópolis, terá a palestra "Performance do surfe: da ciência aplicada ao mundo dos negócios", com Márcio Borgonovo dos Santos, pesquisador da Universidade do Porto, em Portugal. 

Voltado aos alunos da pós-graduação, o evento é gratuito e aberto aos interessados, sem necessidade de inscrição.

A ação integra a disciplina de Instrumentação e Avaliação do Desempenho nos Esportes, ministrada pelo professor Lorival José Carminatti, no Programa de Pós-Graduação em Ciências do Movimento Humano da Udesc Cefid.

Pesquisa sobre o surfe

Na palestra, o pesquisador apresentará sua pesquisa "Surf - Real Time Telemetry", desenvolvida durante o doutorado na Universidade do Porto, abordando questões como análise de performance do surfe em tempo real e aquisição de dados de desempenho.

Ele também falará sobre sua experiência no desenvolvimento de uma prancha de surf instrumentalizada, descrevendo o processo realizado e as dificuldades encontradas desde a formação acadêmica à busca de investimento para viabilizar o projeto.

Sobre a prancha

Segundo Marcio, o sistema desenvolvido é capaz de adquirir informações da atitude tridimensional da prancha, do movimento durante a prática do surfe e da quantidade de fluxo de água que passa por baixo dela.

"Com a fusão desses sensores, foi possível trazer novas medidas de performance do equipamento e do atleta em tempo real. É um projeto inédito na aplicação dessas tecnologias em pranchas de surfe, não existe nenhum equipamento que ajude a fazer esse tipo de medida”, afirma.

Sobre o palestrante

Graduado na Licenciatura em Educação Física e mestre em Ciências do Movimento Humano pela Udesc Cefid, Márcio concluiu no ano passado seu doutorado em Ciências do Desporto, com foco em biomecânica e bioenergética do surfe, pela Universidade do Porto, em Portugal, onde reside atualmente.

Serviço

O QUÊ: Palestra "Performance do surfe: da ciência aplicada ao mundo dos negócios", com Márcio Borgonovo dos Santos. 
QUANDO: Quinta-feira, 9, às 8h30.
ONDE: Auditório da Udesc Cefid, Rua Pascoal Simone, nº 358, Coqueiros, Florianópolis.
QUANTO: Gratuito, sem necessidade de inscrição.

Assessoria de Comunicação da Udesc
E-mail: comunicacao@udesc.br
Telefones: (48) 3664-7935/8010 
galeria de downloads
galeria de imagens
  • Egresso da graduação e do mestrado da Udesc Cefid, Márcio é pesquisador da Universidade do Porto
 
ENDEREÇO
Rua Pascoal Simone, 358 - Coqueiros - Florianópolis - SC
CEP: 88080-350
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8600
E-mail: comunicacao.cefid@udesc.br
Horário de atendimento:  07h às 19h