Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Notícia

07/11/2017-13h00

Curso da Udesc sobre reabilitação de pessoas amputadas tem vagas para profissionais e alunos

Evento gratuito ocorrerá na sexta, no Auditório da Esag, no Bairro Itacorubi, em Florianópolis - Foto: Div.
O projeto de extensão Reabilitação Multidisciplinar em Amputados, da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), fará o curso gratuito "Protetização em amputados de membros inferiores" na sexta-feira, 10, no Auditório do Centro de Ciências da Administração e Socioeconômicas (Esag), no Bairro Itacorubi, em Florianópolis.

Voltado a profissionais e alunos da área da saúde, o curso pretende capacitar os participantes sobre reabilitação protética de amputados de membros inferiores para aperfeiçoar sua atuação com pessoas amputadas. 

Para participar, é preciso se inscrever pessoalmente ou pelo telefone (48) 3664-8657 com a Direção de Extensão do Centro de Ciências da Saúde e do Esporte (Cefid), no Bairro Coqueiros, em Florianópolis, ou antes do início da programação no dia do evento.

O palestrante Rodolfo Bostelmann, da empresa Ottobock, parceira do projeto da Udesc Cefid, apresentará a programação, que irá das 9h às 17h. Os participantes também poderão tirar dúvidas e receberão certificado.

Melhora da qualidade de vida

Na abertura, a professora de Fisioterapia Soraia Tonon da Luz falará sobre as atividades do projeto Reabilitação Multidisciplinar em Amputados, que promove a atenção à saúde de pessoas amputadas.

Entre os temas que serão debatidos, estão conceito de classificação do grau de mobilidade, avaliação funcional do amputado, funcionamento dos joelhos protéticos, indicação baseada no grau de mobilidade e sistemas de suspensão para próteses, além de reabilitação da marcha de acordo com os componentes da prótese.

"É importante que os profissionais e alunos entendam, por exemplo, a mecânica e os componentes das próteses, desde os mais simples até a alta tecnologia, para alavancar a reabilitação fisioterapêutica e multidisciplinar nessa área e melhorar a qualidade de vida dos pacientes", destaca Soraia.

Sobre o projeto

Criado em 2012 e coordenado pela professora Soraia Tonon da Luz, o projeto Reabilitação Multidisciplinar em Amputados oferece reabilitação antes e depois do início do uso da prótese para pacientes amputados do Sistema Único de Saúde (SUS).

A equipe, que inclui estudantes e profissionais de Fisioterapia, Educação Física, Nutrição e Psicologia, realiza ações como oficinas e atendimento fisioterapêutico e produz materiais para promover uma recuperação mais rápida e efetiva dos pacientes.

O projeto é uma parceria da Udesc com o Centro Catarinense de Reabilitação (CCR), a Secretaria de Estado da Saúde, a Secretaria da Saúde de Florianópolis e o Hospital Regional de São José.

Mais informações podem ser obtidas com o Laboratório de Biomecânica da Udesc Cefid pelo e-mail biomecanica.cefid@udesc.br e pelos telefones (48) 3664-8670 e (48) 3664-8653.

Assessoria de Comunicação da Udesc
E-mail: comunicacao@udesc.br
Telefones: (48) 3664-7935/8010
galeria de imagens
  • Imagem 1
 
ENDEREÇO
Rua Pascoal Simone, 358 - Coqueiros - Florianópolis - SC
CEP: 88080-350
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8600
E-mail: comunicacao.cefid@udesc.br
Horário de atendimento:  07h às 19h