Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Notícia

21/10/2020-15h46

Curso de Fisioterapia da Udesc Cefid é o melhor do Estado na avaliação do Enade

Curso manteve conceito máximo - Foto: Jonas Pôrto
Dois cursos de graduação do Centro de Ciências da Saúde e do Esporte (Cefid), da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), foram muito bem conceituados na avaliação do Exame Nacional de Desempenho de Estudantes 2019 (Enade), divulgada pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) nesta terça-feira, 20.

O exame do Ministério da Educação (MEC) avalia o desempenho dos alunos em relação a conhecimentos, competências e habilidades obtidos ao longo do curso de graduação, com conceitos na escala de 1 a 5.  

O Bacharelado em Fisioterapia obteve o conceito máximo (5) e o Bacharelado em Educação Física, o conceito 4. Ambos mantiveram os resultados positivos obtidos no exame anterior. Confira as avaliações de cursos de graduação de todo o País.

Fisioterapia

O exame apontou o Bacharelado em Fisioterapia da Udesc Cefid como o melhor de Santa Catarina - 22 cursos da área no Estado foram avaliados e somente três receberam o conceito máximo.

Ao todo, 525 cursos de Fisioterapia do País foram avaliados no Enade 2019, dos quais 38 receberam o conceito 5 - o da Udesc Cefid foi o 16º melhor, o que o coloca entre os 5% melhores do Brasil.

O resultado também indicou o curso da universidade catarinense como o terceiro melhor da Região Sul e terceiro melhor dentre 15 oferecidos por universidades públicas estaduais.

Sobre o exame

O Enade 2019 teve inscrição de quase 1,2 milhão de estudantes ingressantes e concluintes, ligados a mais de oito mil cursos em 29 áreas de conhecimento. Da Udesc, participaram do exame 16 cursos de seis centros. Veja os resultados obtidos.

O Enade é um dos indicadores de qualidade dos cursos de graduação que pontuam para o Conceito Preliminar de Curso (CPC) e o Índice Geral de Cursos (IGC), os quais avaliam questões mais amplas na oferta dos cursos. Os dados de 2019 do CPC e do IGC ainda serão divulgados pelo MEC.

Sobre os cursos

Criado em 1993, o Bacharelado em Fisioterapia iniciou sua primeira turma no ano seguinte e formou, entre 1998 e 2019, um total de 1.089 profissionais.

O curso forma profissionais de saúde que atuam na prevenção e correção de problemas relacionados ao movimento humano e à função desse movimento.

Isso inclui recuperar a capacidade de caminhar, evitar e corrigir dores causadas por problemas de postura, melhorar a qualidade de vida de ex-fumantes e pacientes cardíacos ou reabilitar pessoas como queimaduras graves. Seu campo de atuação inclui hospitais, clínicas, consultórios, spas, centros de reabilitação e postos de saúde, entre outros ambientes de atendimento à saúde.

Educação Física

Já o Bacharelado em Educação Física é ofertado desde 1992 e já formou quase 50 turmas. A universidade já oferecia o curso de licenciatura (para formação professores) na área desde 1973, que foi o primeiro curso de graduação da então recém-criada Escola Superior de Educação Física (Esef) e já formou quase 90 turmas.

O bacharelado prepara os alunos para atuação junto a diversos segmentos da organização social, pública e particular (instituições e academias especializadas, centros comunitários, condomínios, hospitais, creches, hotéis, clínicas, prestação de serviço) e tem, entre seus objetivos, o desenvolvimento de atitudes éticas, reflexivas, críticas, inovadoras e democráticas, além de incentivar a investigação científica em Educação Física.

Assessoria de Comunicação da Udesc
E-mail: comunicacao@udesc.br
Telefones: (48) 3664-7935/8010  
galeria de downloads
galeria de imagens
  • Bacharelado manteve conceito máximo
 
ENDEREÇO
Rua Pascoal Simone, 358 - Coqueiros - Florianópolis - SC
CEP: 88080-350
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8600
E-mail: comunicacao.cefid@udesc.br
Horário de atendimento:  07h às 19h