Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Notícia

12/09/2022-17h59

Cursos de graduação da Udesc mantêm conceito máximo na prova do Enade 2021

Quatro cursos da universidade conquistaram a nota  mais alta - Foto: Ricardo Wolffenbüttel/Secom SC
Nesta segunda-feira, 12, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) divulgou resultados relacionados ao conceito do Exame Nacional de Desempenho de Estudantes 2021 (Enade). Confira as avaliações de cursos de graduação de todo o País.

O exame do Ministério da Educação (MEC) avalia o desempenho dos alunos em relação a conhecimentos, competências e habilidades obtidos ao longo do curso de graduação, com conceitos na escala de 1 a 5.

A Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) teve a participação de 17 cursos de seis centros nas provas do Enade 2021. Confira abaixo o conceito de cada curso a partir da avaliação do Inep com base nas provas:

  • Conceito 5 (conceito máximo): Licenciatura em Música (Ceart), Bacharelado em Ciências Biológicas - Biodiversidade (Ceres), Licenciatura em Matemática (CCT) e Bacharelado em Educação Física (Cefid);
  • Conceito 4: Licenciatura em História (Faed), Licenciatura em Geografia (Faed), Licenciatura em Artes Visuais (Ceart), Bacharelado em História (Faed), Tecnologia e Análise em Desenvolvimento de Sistemas (CCT), Licenciatura em Química (CCT), Licenciatura em Pedagogia (Faed), Bacharelado em Geografia (Faed), Bacharelado em Ciência da Computação (CCT), Licenciatura em Física (CCT) e Licenciatura em Educação Física (Cefid);
  • Conceito 3: Bacharelado em Ciências Biológicas - Biologia Marinha (Ceres) e Bacharelado em Sistemas de Informação (Ceplan). 

Trabalho coletivo

"Esse grande resultado no Enade é fruto de uma série de atividades que nossa gestão promoveu junto aos centros e departamentos em 2021, procurando as melhores formas de deixar nossos estudantes prontos para demonstrar todo o conhecimento que obtiveram e desenvolveram ao longo da graduação. Parabenizo a todos os acadêmicos, professores e técnicos envolvidos nesse processo coletivo e nessa conquista para nossa universidade", destacou o reitor da Udesc, Dilmar Baretta. "A melhoria dos índices de graduação, bem como de pós-graduação, integra o planejamento estratégico da universidade."

Durante todo o ano passado, a Udesc realizou ações coordenadas para preparar os estudantes para realização do exame. As ações desenvolvidas incluíram a divulgação contínua de informações relevantes e atualizadas no site da universidade - como o fluxo, o cronograma e o Guia Enade 2021 - além de reuniões preparatórias online entre todos os envolvidos para as provas presenciais do exame, aplicadas em 14 de novembro.

As ações preparatórias da Udesc ocorreram por iniciativa da Pró-Reitoria de Ensino (Proen), por meio da Coordenadoria de Ensino de Graduação (CEG), da Coordenadoria de Informação e Registro Discente (Cird) e da Coordenadoria de Avaliação Institucional (Coai), de forma integrada com diretores de Ensino das unidades, chefes de departamento e secretários de Ensino de Graduação dos cursos. 

Sobre o exame

O Enade é um dos indicadores de qualidade dos cursos de graduação que pontuam para o Conceito Preliminar de Curso (CPC) e o Índice Geral de Cursos (IGC), os quais avaliam questões mais amplas na oferta dos cursos. Os dados de 2021 do CPC e do IGC ainda serão divulgados pelo MEC.

Mais informações

Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail proen.reitoria@udesc.br.

Assessoria de Comunicação da Udesc
E-mail: comunicacao@udesc.br
Telefones: (48) 3664-7935/8009

* Esta matéria foi atualizada às 19h35 de 12 de setembro de 2022.
galeria de downloads
galeria de imagens
  • Quatro cursos da universidade conquistaram nota  cinco na avaliação nacional.
 
ENDEREÇO
Rua Pascoal Simone, 358 - Coqueiros - Florianópolis - SC
CEP: 88080-350
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8600
E-mail: comunicacao.cefid@udesc.br
Horário de atendimento:  07h às 19h