Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Notícia

26/11/2019-17h57

Docente da Udesc fará palestra sobre experiência de estágio pós-doutoral na Alemanha

Fabrizio Caputo (com a família) viajou para fazer pesquisas na Alemanha - Foto: Arquivo Pessoal
Em 5 de dezembro, às 10h, o Auditório do Centro de Ciências da Saúde e do Esporte (Cefid), da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), receberá uma palestra com o professor Fabrizio Caputo sobre sua experiência de estágio pós-doutoral na Alemanha. 

Docente do Departamento de Educação Física e do Programa de Pós-Graduação em Ciências do Movimento Humano, Caputo passou um ano como pesquisador visitante na Universidade de Marburgo.

O estágio ocorreu por meio do Programa Bolsas para Pesquisa Capes/Humboldt, feito em cooperação pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e pela Fundação Alexander von Humboldt (AVH), da Alemanha.

Na palestra, Caputo falará sobre o programa de bolsas, a pesquisa que desenvolveu e o período em que viveu com a família no país. O docente viajou acompanhado da esposa e dos dois filhos. Um dos objetivos da apresentação é estimular outros pesquisadores a buscar oportunidades de pesquisa e intercâmbio.  

Na instituição alemã, Caputo desenvolveu a pesquisa "Efeito combinado da cadência e intensidade da pedalada sobre ativação muscular e metabolismo energético".  

O professor é graduado em Educação Física, com mestrado e doutorado em Ciências da Motricidade pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Unesp). Tem experiência na área de Educação Física, com ênfase na área de biodinâmica do rendimento e treinamento esportivo.

Sobre o programa

O Programa Bolsas para Pesquisa Capes/Humboldt abrirá inscrições de 2 de dezembro deste ano a 29 de maio de 2020 para a próxima chamada. Mais informações podem ser obtidas neste link
 
O programa concede bolsas para pesquisadores altamente qualificados, de instituições de ensino ou pesquisa brasileiras em todas as áreas do conhecimento, visando "a internacionalização de forma mais consistente, o aprimoramento da produção e qualificação científicas e o desenvolvimento de métodos e teorias em conjunto com pesquisadores, de reconhecido mérito científico, alemães ou estrangeiros residentes na Alemanha".

Mais informações sobre a palestra podem ser obtidas pelo e-mail fabrizio.caputo@udesc.br.

Serviço

O QUÊ: Palestra com professor Fabrizio Caputo sobre experiência de estágio pós-doutoral na Alemanha.
QUANDO: 5 de dezembro, às 10h.
ONDE: Auditório da Udesc Cefid, Rua Pascoal Simone, nº 358, Bairro Coqueiros, Florianópolis.
QUANTO: Gratuito, sem necessidade de inscrição.

Assessoria de Comunicação da Udesc
E-mail: comunicacao@udesc.br
Telefones: (48) 3664-7935/8010  
galeria de downloads
galeria de imagens
  • Fabrizio Caputo (com a família) viajou para fazer pesquisas na Alemanha
 
ENDEREÇO
Rua Pascoal Simone, 358 - Coqueiros - Florianópolis - SC
CEP: 88080-350
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8600
E-mail: comunicacao.cefid@udesc.br
Horário de atendimento:  07h às 19h