Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Notícia

25/10/2021-19h23

Edição nº 31 do Seminário de Iniciação Científica da Udesc ocorre em novembro

Evento ocorrerá de forma online - Foto: Jonas Pôrto
Entre 4 e 29 de novembro, os centros de ensino da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) farão atividades para marcar a 31ª edição do Seminário de Iniciação Científica (SIC). Neste ano, novamente, o evento ocorrerá totalmente de forma online.

As apresentações dos estudantes foram organizadas na página do 31° SIC, com mais de 500 vídeos e resumos produzidos pelos acadêmicos da Udesc.

O seminário da Udesc divulga e estimula a iniciação científica e em desenvolvimento tecnológico e inovação, com a apresentação, por alunos de graduação e de ensino médio, de resultados de pesquisas diante de professores-avaliadores externos e convidados.

As apresentações abrangem as grandes áreas de conhecimento do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) – Linguística, Letras e Artes, Ciências Agrárias, Ciências da Saúde, Ciências Biológicas, Ciências Exatas e da Terra, Ciências Humanas, Ciências Sociais e Aplicadas e Engenharias – e cumprem um compromisso dos bolsistas e voluntários de pesquisa junto à Udesc e ao CNPq.

Avaliações

Os trabalhos com melhor avaliação pelos ad hocs em cada centro de ensino serão selecionados e destacados.

Os conteúdos apresentados reúnem os resultados finais dos planos de atividades desenvolvidos pelos bolsistas e voluntários em projetos de pesquisa vinculados ao Programa de Iniciação Científica da Udesc, que abrange:

  • Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (Pibic/CNPq)
  • Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica nas Ações Afirmativas (Pibic-Af/CNPq)
  • Programa Institucional de Bolsas de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (Pibiti/CNPq)
  • Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica para o Ensino Médio (Pibic-EM/CNPq)
  • Programas Institucional de Bolsas de Iniciação Científica e de Iniciação Tecnológica e Inovação (Probic/Udesc, Probic-Af/Udesc e Probiti/Udesc)
  • Programa de Iniciação à Pesquisa (Proip/Udesc)
  • Programa Institucional Voluntário de Iniciação Científica (Pivic/Udesc)

Entre outras finalidades, a publicação das informações no SIC visa prestar contas à sociedade sobre as ações da universidade, bem como promover a troca de conhecimento entre a comunidade acadêmica.

Além das apresentações dos trabalhos, coordenados da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PROPPG), o SIC tem sua programação em cada unidade definida pelas direções de Pesquisa e Pós-Graduação, com oferta de palestras e oficinas.

Palestras e oficinas

No Centro de Educação do Planalto Norte (Ceplan), em São Bento do Sul, o 31° SIC ocorreu entre 19 e 21 de outubro, integrando o Encontro Integrado de Ensino, Extensão e Pesquisa (Eiexp 2021), o 5° Congresso Nacional de Inovação e Tecnologia (Inova 2021) e o Encontro de Negócios, Inovações e Tecnologia (Enit 2021).

O Centro de Ciências da Administração e Socioeconômicas (Esag), em Florianópolis, ofertará seis oficinas e palestras entre 17 e 19 de novembro. O evento ocorrerá simultaneamente ao 4° Seminário de Pesquisa e Pós-Graduação em Administração e Ciências Socioeconômicas (SPPG), que busca divulgar e discutir pesquisas das áreas de Administração, Administração Pública e Economia.

As programações dos demais centros de ensino também serão divulgadas previamente nos sites das unidades.

Mais informações

Mais informações podem ser obtidas com a PROPPG pelo e-mail proppg.reitoria@udesc.br e no site do 31°Seminário de Iniciação Científica.

Assessoria de Comunicação da Udesc
E-mail: comunicacao@udesc.br
Telefones: (48) 3664-7935/8009
galeria de downloads
galeria de imagens
  • Evento ocorrerá de forma online
 
ENDEREÇO
Rua Pascoal Simone, 358 - Coqueiros - Florianópolis - SC
CEP: 88080-350
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8600
E-mail: comunicacao.cefid@udesc.br
Horário de atendimento:  07h às 19h