Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Notícia

17/08/2020-10h42

Entrega de trabalhos de conclusão de curso da Udesc será somente por meio digital

TCCs ficam na biblioteca digital - Foto: Secom/Arquivo
A Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) lançou uma nova instrução normativa para facilitar o processo de entrega, recebimento e disponibilização dos trabalhos finais de conclusão dos cursos de graduação e de pós-graduação da instituição. Acesse a IN nº 012/2020.

Elaborada em conjunto pela Biblioteca Universitária (BU) e pelas pró-reitorias de Ensino (Proen) e de Pesquisa e Pós-Graduação (PROPPG), a norma é válida para todos os trabalhos entregues como requisito final para conclusão dos cursos da universidade, como relatórios de estágio, monografias, dissertações, teses, relatórios de pós-doutorado e artigos, que devem ficar disponíveis na biblioteca digital da instituição.

A principal mudança definida na nova instrução normativa é que os trabalhos passarão a ser entregues exclusivamente em meio digital, não sendo mais necessária uma versão impressa.

Com isso, o termo de autorização, assinado pelo aluno, também deverá ser digitalizado para encaminhamento ao setor responsável no centro de ensino, que encaminhará toda a documentação à biblioteca por meio do Sistema de Gestão de Processos Eletrônicos (SGPE).

O principal objetivo da mudança é facilitar e agilizar o processo, já que os alunos que não precisarão mais entregar documentação física. As dissertações e teses que antes eram entregues em papel, além do formato digital, não precisarão mais ser impressas e encadernadas pelos acadêmicos.

Revisão do manual

Além da elaboração da nova IN, a BU revisou o manual para elaboração de trabalhos acadêmicos. A nova versão contempla mudanças recentes das normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) e a adequação da formatação do trabalho para entrega digital.

Para auxiliar a comunidade acadêmica na adaptação às novas normas, a BU realizará uma capacitação, cuja data será divulgada em breve no site e nas redes sociais da biblioteca, no Facebook, no Instagram e no YouTube.

Mais informações

Mais informações podem ser obtidas no site da BU e pelo e-mail biblioteca.reitoria@udesc.br.

Assessoria de Comunicação da Udesc
E-mail: comunicacao@udesc.br
Telefones: (48) 3664-7935/8010 
galeria de downloads
galeria de imagens
  • Trabalhos finais de cursos de graduação e de pós- graduação ficam disponíveis na biblioteca digital
 
ENDEREÇO
Rua Pascoal Simone, 358 - Coqueiros - Florianópolis - SC
CEP: 88080-350
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8600
E-mail: comunicacao.cefid@udesc.br
Horário de atendimento:  07h às 19h