Projeto da universidade conquistou título inédito em
outubro, com oito vitórias em oito jogos - Foto: Divulg.
A equipe de basquete feminino sub-12 do projeto realizado pelo
Centro de Ciências da Saúde e do Esporte (Cefid), da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), com o Instituto Baby Basquetebol Cidadania (IBBC) foi campeã estadual pela primeira vez, de forma invicta, com oito vitórias em oito partidas.
O torneio foi promovido pela
Federação Catarinense de Basketball (FCB), com o apoio da Trimania Grande Florianópolis, Serrana e Sul Catarinense, e teve 14 times de diversos municípios catarinenses. Os jogos ocorreram em outubro, com a fase final sendo realizada entre os dias 24 e 26, no Ginásio Aurélio Solano de Macedo, em Balneário Piçarras, no Litoral Norte do Estado.
A equipe campeã da Udesc Cefid/IBBC é formada por 12 meninas de 11 e 12 anos e liderada pelo coordenador do instituto, professor e técnico
Gilberto Vaz, com o apoio dos assistentes Kleber Almeida Teixeira Neves e Ana Clara Borini Jacobi e do
programa de extensão Basquetebol para Todos, que é coordenado pelo professor
Osvaldo André Furlaneto Rodrigues, do
Departamento de Educação Física.
Os treinos ocorrem nos ginásios 2 e 3 da Udesc Cefid, no Bairro Coqueiros, em Florianópolis. As meninas realizaram pré-temporada em janeiro e fevereiro e, desde então, treinam com bola quatro vezes por semana (segunda, quarta, sexta e sábado) e aprimoram o condicionamento físico nas terças e quintas-feiras.
Gilberto ressalta a "excelente estrutura do Cefid oferecida ao projeto". "Elas têm fisioterapeuta na quadra para os jogos e treinos, e muitas delas participaram do
intercâmbio no Texas em junho deste ano", comenta o treinador. Ele também destaca o trabalho da comissão das famílias das atletas, "comandada pelas mães Graziela, Sabrina e Marcela", que estão "sempre acompanhando nos treinos, nos jogos e nas viagens".
Outro fator importante para o título inédito foi o apoio das parcerias do IBBC. Neste ano, por exemplo, o instituto firmou acordo com o Poder Judiciário de Santa Catarina, que forneceu uniforme para todos os atletas e professores das categorias de competição do projeto (sub-12, sub-13, sub-14 e sub-15 feminino e masculino).
Campanha 100%
O time integrou a Chave C na fase inicial do Campeonato Catarinense de Basquete Feminino Sub-12 e venceu quatro partidas, contra Associação Desportiva e Recreativa de Balneário Piçarras (Adepi), Basquete Feminino Blumenau, Associação São Bentense de Basquete (Asbb) e Associação Desportiva Bruxas, de Palhoça.
Desse modo, a equipe da Udesc Cefid/IBBC chegou à fase final, em Balneário Piçarras, com o melhor ataque e a melhor defesa do campeonato, com médias de 64,50 pontos a favor e 16,75 pontos contra.
As oitavas de final tiveram dois grupos de três equipes cada. Na sua chave, a Udesc Cefid/IBBC derrotou a Associação Basquete de São Miguel do Oeste (Abasmo) e o MF School's, time para o qual havia perdido na final da edição de 2024.
A equipe da universidade conseguiu, então, avançar diretamente para a semifinal, na qual enfrentou novamente a Adepi, que era o time da casa, e derrotou por 37 a 32. A final também teve placar disputado, com vitória de 32 a 29 sobre a Associação Jaraguaense de Basquetebol (Ajab).
Além do título, duas jogadoras da Udesc Cefid/IBBC terminaram a competição entre as cinco cestinhas: Sofia Amorim de Souza marcou 69 pontos, enquanto Isadora Machado Daniel fez 63 pontos.
Como participar do projeto
As atividades da Udesc Cefid/IBBC são oferecidas para turmas femininas e masculinas entre 4 e 14 anos, além de turmas máster, e a rotina dos treinos é adaptada conforme a faixa etária dos atletas.
Nos primeiros anos, as aulas envolvem brincadeiras lúdicas com bola e cestas com alturas adaptadas. Já na fase de iniciação, entre 9 e 11 anos, as crianças trabalham coordenação, força, drible, corrida e fundamentos do jogo.
A alta demanda faz com que existam limites de vagas, principalmente nas turmas avançadas, que já reúnem, por exemplo, 40 meninas nas equipes femininas. Para participar, é preciso ingressar ainda nas categorias mais jovens ou obter aprovação em peneiras.
No momento, o projeto está com vagas abertas para meninas entre 9 e 11 anos.
Confira mais detalhes.
Custos pontuais
Embora as aulas sejam gratuitas, há custos pontuais relacionados a uniformes na categoria de iniciação devido à rotatividade dos participantes. No caso das equipes avançadas, editais, doações e parcerias garantem uniformes, transporte e até viagens internacionais.
Em junho, parte do grupo representou o IBBC e a Udesc Cefid no Texas, nos Estados Unidos, no acampamento de treinamento deste verão da equipe Lady Chaparrals Basketball, da Universidade Cristã Lubbock. Rifas, cantinas e campanhas de mães, pais e responsáveis também ajudam a custear despesas.
O IBBC conta com o apoio da Udesc Cefid, que oferece estrutura e bolsas de extensão, além de parceiros e patrocinadores que colaboram em eventos e viagens.
Basquete para diversos públicos
O programa de extensão Basquetebol para Todos oferece gratuitamente projetos de iniciação esportiva em basquete, formação de atletas da modalidade e treinamento de esporte adaptado (basquete sobre rodas) à comunidade, tendo o desenvolvimento cognitivo, motor e social dos participantes como objetivo.
As aulas oferecidas pela Udesc Cefid são adequadas à idade e à categoria do participantes (pessoa com deficiência ou não) e ocorrem em diversos locais de Florianópolis.
Mais informações podem ser obtidas pelo
perfil do IBBC no Instagram.
Novidades da Udesc Cefid também estão disponíveis nas mídias sociais do centro:
Instagram,
Facebook,
X (Twitter) e
Bluesky.
Assessoria de Comunicação da Udesc Cefid
Jornalista Rodrigo Brüning Schmitt
E-mail: comunicacao.cefid@udesc.br
Telefone: (48) 3664-8637