Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Notícia

01/08/2017-11h33

Estudantes da Udesc já podem ativar sua conta de e-mail personalizada da universidade

Cada aluno tem 1 Tb em arquivo - Arte: Secom Udesc
A partir desta terça-feira, 1º, alunos de graduação e pós-graduação da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) podem ativar gratuitamente uma conta de e-mail personalizada da instituição pelo sistema Outlook, oferecido na plataforma Office 365, da Microsoft. 

Além do e-mail institucional, que tem 50 Gigabyte (Gb) de capacidade na caixa de entrada, o usuário terá acesso a outros aplicativos e benefícios, como 1 Terabyte (Tb) de armazenamento de arquivos em nuvem, pelo OneDrive.

Em setembro, professores e técnicos farão adesão à nova plataforma. O objetivo é modernizar ainda mais a comunicação na Udesc, a partir de um sistema único de correio eletrônico, com fluxo melhor de informações.

Como habilitar seu endereço

Para habilitar o e-mail @edu.udesc.br, quem já é aluno deve acessar o portal IdUdesc, inserir o login (CPF) e a senha e clicar na aba "Ativar e-mail" ou seguir as instruções no quadro verde da tela inicial. Haverá três opções de nome para o endereço eletrônico (nome.sobrenome). Já os calouros devem primeiro se cadastrar no IdUdesc. Basta entrar no site e apertar o botão "Primeiro acesso".

Após escolher o nome do e-mail, é preciso aguardar alguns instantes para que ocorra a sincronização e o usuário possa iniciar o uso do endereço eletrônico. Enquanto isso, já é possível acessar a plataforma Office 365, bastando entrar em office.udesc.br e inserir o nome do usuário (CPF@edu.udesc.br) e a senha do IdUdesc.

Além do e-mail, o Office 365 conta com softwares como Word, Excel, PowerPoint, OneNote, Acess, Publisher e Skype for Business. Após a criação da conta, a plataforma pode ser acessada gratuitamente em qualquer navegador ou instalada em até 15 dispositivos (cinco computadores, cinco celulares e cinco tablets). Todo o conteúdo pessoal pode ser armazenado no OneDrive.

Site com tutoriais e outras informações

É a primeira vez que os acadêmicos poderão criar uma conta de e-mail da Udesc para a comunicação, a partir de uma ferramenta moderna e de fácil acesso. Anteriormente, somente técnicos e professores mantinham um endereço eletrônico institucional (@udesc.br). Apenas uma conta pode ser criada por aluno.

Um site da Secretaria de Tecnologia da Informação e Comunicação (Setic), o www.udesc.br/sistemas/office365, traz informações sobre a plataforma Office 365 da Udesc e dezenas de tutoriais. Você também pode tirar dúvidas neste FAQ (perguntas e respostas).

Uso do Outlook já é maior e licenciamento será gratuito

Levantamento realizado pela Setic, com base nas informações de 26.220 alunos, egressos, professores e técnicos inscritos no IdUdesc, mostrou que 46,5% já usam o Outlook como plataforma de e-mail pessoal, enquanto 36,9% preferem o Gmail e 6,5%, o Yahoo.

Segundo o secretário de Tecnologia da Informação e Comunicação da Udesc, Jairo Wensing, além da pesquisa, outro fator determinante para a escolha da plataforma Office 365 frente às demais soluções do mercado foi o custo de licenciamento, que, no caso da Microsoft, é gratuito para a área educacional, entre outras vantagens.

A implantação do Office 365 na universidade integra o projeto Conexão Udesc, que tem o objetivo de desenvolver aplicativos e tecnologias que facilitem a interatividade da comunidade interna e da instituição junto à sociedade. O Conexão Udesc paz parte do Plano de Gestão 2016-2020 da Udesc.

Assessoria de Comunicação da Udesc
E-mail: comunicacao@udesc.br
Telefones: (48) 3664-8006/8010
galeria de downloads
galeria de imagens
  • Além da conta de e-mail personalizada, aluno terá 1 Tb para guardar arquivos
 
ENDEREÇO
Rua Pascoal Simone, 358 - Coqueiros - Florianópolis - SC
CEP: 88080-350
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8600
E-mail: comunicacao.cefid@udesc.br
Horário de atendimento:  07h às 19h