Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Notícia

10/05/2019-11h04

Estudantes de pós-graduação da Udesc visitam hospital de custódia em Florianópolis

Pós-graduandos em Ciência do Movimento Humano da Udesc Cefid participaram da atividade - Foto: Div.
Estudantes de pós-graduação do Centro de Ciências da Saúde e do Esporte (Cefid), da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), participaram na segunda feira, 6, de uma visita ao Hospital de Custódia e Tratamento Psiquiátrico, anexo à Penitenciária de Florianópolis. 

A atividade mobilizou alunos das disciplinas de Atividade Física e Saúde I e Bioética, do Programa de Pós-Graduação em Ciências do Movimento Humano, e foi acompanhada pelas professoras Adriana Guimarães e Alcyane Marinho.

Além de conhecer as instalações, a visita teve como objetivo promover reflexões e debates sobre a assistência em saúde mental na ausência da liberdade.

A turma foi recepcionada por uma equipe multiprofissional, que compartilhou diversas informações sobre o contexto da instituição e participou de um debate amplo sobre a evolução das instalações e dos tratamentos realizados.

Entre os agentes penitenciários que receberam a comitiva, estiveram o profissional de Educação Física Jailso Avelino Jonck, a assistente social e gerente de Apoio Médico, Denise Venera, e Alex Fabiano de Varga.

Saúde mental

A equipe falou sobre a implantação, no hospital, de diversas atividades que fogem do padrão convencional de instituições do tipo no Brasil, como ioga, pilates, capoeira e alongamento. Também foi relatada a reconfiguração de um espaço para viabilizar a construção de uma quadra para a prática de futebol e basquetebol.

Segundo as professoras, os acadêmicos vivenciaram uma experiência única de aprendizado e consideraram a troca de informações "muito enriquecedora". "A atividade possibilitou a reflexão sobre a importância da atuação de profissionais comprometidos com o trabalho e com as pessoas que dependem dele, além de reforçar o cuidado com a saúde mental como um tema emergente e necessário", afirma Alcyane.

A docente destaca a importância de experiências desse tipo no processo de formação dos pós-graduandos. "Além da saída dos muros universitários, a visita proporcionou o conhecimento de realidades peculiares, carentes de intervenções inovadoras de profissionais da área da saúde", conclui.

Sobre o programa

O Programa de Pós-Graduação em Ciências do Movimento Humano da Udesc Cefid mantém dois cursos, de mestrado e de doutorado. A área de concentração é em estudos biocomportamentais do movimento humano. 

Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (48) 3664-8693 e pelo e-mail ppgcmh.cefid@udesc.br.

Siga as novidades da universidade pelo Facebook, Instagram, Twitter, Udesc em Rede, WhatsApp e YouTube. Se você é acadêmico, acesse office.udesc.br para ganhar conta de e-mail, Office 365 e Windows 10 Educacional.

Assessoria de Comunicação da Udesc
E-mail: comunicacao@udesc.br
Telefone: (48) 3664-7935/8010    
galeria de downloads
galeria de imagens
  • Pós-graduandos em Ciência do Movimento Humano da Udesc Cefid participaram da atividade
 
ENDEREÇO
Rua Pascoal Simone, 358 - Coqueiros - Florianópolis - SC
CEP: 88080-350
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8600
E-mail: comunicacao.cefid@udesc.br
Horário de atendimento:  07h às 19h