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Centro de Ciências da Saúde e do Esporte

Notícia

02/07/2021-16h42

Estudo da Udesc Cefid aponta benefícios de ações lúdicas para criança com espectro autista

 
Pesquisa ocorreu em projeto desenvolvido pela ONG Autonomia na piscina da Udesc Cefid - Foto: Div.
Um estudo elaborado por pesquisadoras do Centro de Ciências da Saúde e do Esporte (Cefid), da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), aponta que a participação em vivências lúdicas podem trazer benefícios à interação social de crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA).

Um artigo sobre a pesquisa, com o título "Da interação social à autonomia: vivências lúdicas no meio líquido para crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA)", foi publicado neste ano pela revista Journal of Physical Education, da Universidade Estadual de Maringá (UEM). Acesse o artigo.

No estudo, as pesquisadoras analisaram o papel de vivências lúdicas realizadas no meio líquido, ou seja, em uma piscina, facilitadas por uma organização não governamental (ONG) de Florianópolis, para a interação social de crianças com espectro autista.

Projeto Aqua Atividades

O trabalho foi realizado junto ao projeto Aqua Atividades, que é promovido pela ONG Autonomia na piscina da Udesc Cefid. Participaram da pesquisa cinco crianças com TEA, sete profissionais (uma profissional da educação física, uma psicóloga e cinco estudantes de fisioterapia) e quatro familiares.

Dentre os resultados, as pesquisadoras apontaram que "aspectos intrínsecos à própria formatação das vivências lúdicas atuaram como facilitadoras de momentos de interação social entre as crianças com TEA e os voluntários, e três dessas crianças demonstraram interesse em envolver-se e criar brincadeiras, por interação social".

O estudo concluiu que as vivências lúdicas "possibilitam às crianças cultivar habilidades de comunicação verbal ou gestual e criar laços de confiança com os voluntários e demais crianças".

Sobre as pesquisadoras

O artigo sobre a pesquisa é de autoria de três pesquisadoras: Kamila Silva Gomes, Wihanna Cardozo de Castro Franzoni e Alcyane Marinho.

Alcyane Marinho é docente da Udesc Cefid, onde coordena o Laboratório de Pesquisa em Lazer e Atividade Física (Laplaf).

Wihanna cursa mestrado em Ciências do Movimento Humano no centro de ensino, sendo orientanda da professora Alcyane e integrante do Laplaf.

E Kamila é mestre em Educação Física pela Universidade Federal de Santa Catarina (Ufsc) e trabalha como professora no Centro de Educação Complementar (CEC/SEDUC), no Ceará.

Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail alcyane.marinho@udesc.br.

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