Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Notícia

07/12/2021-09h43

Evento online nesta quinta aborda projetos para autistas apoiados pela Udesc Cefid

ONG é parceira do projeto de extensão Autonomia Aquática - Foto: Divulgação
Nesta quinta-feira, 9, às 19h, ocorre a live "Impacto das artes no desenvolvimento das pessoas", promovida pela ONG Autonomia, que é parceira do Centro de Ciências da Saúde e do Esporte (Cefid), da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), na realização de projetos voltados a pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA). Acesse o link do evento

Segundo os organizadores, o encontro abordará as atividades promovidas pela entidade durante a pandemia e será "uma oportunidade para ouvir participantes, familiares, professores e demais envolvidos nas ações".

"Será um bate-papo sobre como nos reinventamos", afirma a diretora e fundadora da ONG Autonomia, Andrea Monteiro. Dentre os projetos mantidos de forma remota no período de distanciamento social, estão oficinas de artes, dança e teatro.

Autonomia Aquática

Desde 2011, a organização tem parceria com Udesc Cefid na realização de atividades para o público com TEA, como o projeto de extensão Autonomia Aquática, que é coordenado pela professora Suzana Matheus e executado na piscina do centro de ensino, no Bairro Coqueiros, em Florianópolis.

Criada em 2006, no Rio de Janeiro, e presente em Florianópolis desde 2009, a ONG atua no acolhimento e no empoderamento de famílias de autistas e de pessoas com deficiência. As atividades acontecem gratuitamente em espaços públicos ou cedidos por parceiros.

Em julho deste ano, pesquisadores da Udesc Cefid publicaram um estudo, desenvolvido junto à ONG Autonomia, que aponta benefícios na participação em vivências para interação social de crianças com TEA. A pesquisa foi realizada com integrantes do projeto Autonomia Aquática.

Assessoria de Comunicação da Udesc
E-mail: comunicacao@udesc.br
Telefones: (48) 3664-7935/8010
galeria de downloads
galeria de imagens
  • ONG é parceira do projeto de extensão Autonomia Aquática
  • Imagem 2
 
ENDEREÇO
Rua Pascoal Simone, 358 - Coqueiros - Florianópolis - SC
CEP: 88080-350
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8600
E-mail: comunicacao.cefid@udesc.br
Horário de atendimento:  07h às 19h