Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Notícia

18/11/2020-13h35

Eventos virtuais do Seminário de Iniciação Científica da Udesc prosseguem até dia 30

Edição tem atividades virtuais - Foto: Marcelo Cardoso
Até 30 de novembro, os centros da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) realizarão atividades online pela 30ª edição do Seminário de Iniciação Científica (SIC), que ocorre neste ano totalmente pela internet em virtude da pandemia de Covid-19.

Promovido sob coordenação da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PROPPG), o SIC tem sua programação em cada unidade definida pelas direções de Pesquisa e Pós-Graduação. Mais dois centros de ensino divulgaram eventos nesta semana.

No Centro de Educação a Distância (Cead), o SIC ocorre simultaneamente ao 5º Seminário de Extensão, Pesquisa e Ensino (Sepen), com atividades entre 25 e 27 de novembro e o tema geral  "Os caminhos da educação superior em tempos de pandemia".    
 
Estão previstas rodas de conversa e apresentações de ações nas áreas de ensino, pesquisa e extensão, além debates sobre gestão universitária. As inscrições podem ser feitas na página do evento até o dia 22. Acesse a programação.

No Centro de Artes (Ceart), o SIC faz parte da 6ª Semana Integrada do Ceart, que terá atividades pela internet ao longo de 15 dias, com palestras, oficina, roda de conversa e apresentações relacionadas ao 19º Seminário Virtual de E-learning para Professores Universitários. Acesse a programação.

Lages e Joinville

Outros cinco centros da universidade já haviam divulgado suas programações ou realizado eventos.  

O Centro de Ciências Agroveterinárias (CAV) realiza uma palestra nesta quarta-feira, 18, às 18h, com o professor Miguel Pedro Guerra, da Universidade Federal de Santa Catarina (Ufsc), abordando o tema "A tragédia ambiental anunciada e seus cenários incertos para a biodiversidade e a agricultura: impactos, lições e caminhos para a superação". A apresentação será transmitida pela plataforma Microsoft Teams e pode ser acessada nesta página.

O SIC na Udesc Lages também contempla a programação do Dia Mundial do Solo, promovido em parceria com os programas de pós-graduação em Ciência do Solo e em Ciências Ambientais. As atividades iniciaram em 9 de novembro e ocorrerão até 5 de dezembro.

O Centro de Ciências Tecnológicas (CCT) terá programação intensa na próxima terça-feira, 24, com 28 palestras e mesas-redondas vinculadas a dez programas de pós-graduação. O SIC em Joinville inclui também a Jornada do Empreendedorismo, promovida pelo Núcleo de Inovação Tecnológica (NIT) no mesmo dia, às 14h. Acesse a programação.

Outras programações

O Centro de Ciências da Administração e Socioeconômicas (Esag) programou quatro oficinas e uma palestra, que ocorrem nesta semana, a partir desta terça-feira, 17. A palestra "Precisamos falar sobre plágio acadêmico" terá Orestes Trevisol Neto e Letícia Lazzari, da Biblioteca Universitária (BU). Acesse a programação.  

O Centro de Ciências Humanas e da Educação (Faed) promoveu na última quarta-feira, 11, a conferência "Sociedade, Conhecimentos e Ciência: desafios e perspectivas", com o professor Marco Antonio de Almeida, da Universidade de São Paulo (USP). O vídeo da apresentação e outros conteúdos podem ser conferidos no site criado pelo centro. Acesse o site.  

No Centro de Educação Superior do Oeste (CEO), o SIC ocorrerá em 24 e 25 de novembro, simultaneamente ao calendário do 10º Seminário de Ensino, Pesquisa e Extensão (Sepe) e ao 3º Encontro da Pós-Graduação (EPG) da Udesc Oeste. Haverá três palestras, três minicursos e apresentações de pesquisa. Um dos destaques é a palestra sobre sala de aula invertida, com o professor José Luis Medina, da Faculdade de Educação da Universidade de Barcelona. Acesse a programação.  

As programações dos demais centros de ensino serão divulgadas nos sites das unidades.  

Vídeos e resumos

Uma das partes principais do SIC, as apresentações dos estudantes neste ano foram realizadas por meio de vídeos. Ao todo, 589 vídeos de acadêmicos da Udesc, com resumos de iniciação científica, vinculados a projetos de pesquisa de professores, foram publicadas em outubro no canal do evento no YouTube. Acesse os vídeos.  

As apresentações abrangem as grandes áreas de conhecimento do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq): Linguística, Letras e Artes, Ciências Agrárias, Ciências da Saúde, Ciências Biológicas, Ciências Exatas e da Terra, Ciências Humanas, Ciências Sociais e Aplicadas e Engenharias.  

Além dos vídeos, divulgados após as avaliações ad hoc previstas pelo CNPq e com o consentimento dos autores, os estudantes participaram por meio de resumos expandidos, registrados nos anais de cada edição do evento, no site da PROPPG.

Os resumos deste ano também já estão disponíveis e podem ser acessados neste link. Acesse os resumos.

Resultados de pesquisas

O seminário divulga e estimula a iniciação científica e em desenvolvimento tecnológico e inovação, com a apresentação, por alunos de graduação e de ensino médio, de resultados de pesquisas diante de professores-avaliadores externos e convidados.

As apresentações cumprem um compromisso dos bolsistas e voluntários de pesquisa junto à Udesc e ao CNPq e os melhores trabalhos de cada centro de ensino são selecionados e destacados.

Os conteúdos apresentados reúnem os resultados finais dos planos de atividades desenvolvidos pelos bolsistas e voluntários em projetos de pesquisa vinculados ao Programa de Iniciação Científica da Udesc, que abrange:

  • Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (Pibic/CNPq)
  • Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica nas Ações Afirmativas (Pibic-Af/CNPq)
  • Programa Institucional de Bolsas de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (Pibiti/CNPq)
  • Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica para o Ensino Médio (Pibic-EM/CNPq)
  • Programas Institucional de Bolsas de Iniciação Científica e de Iniciação Tecnológica e Inovação (Probic/Udesc, Probic-Af/Udesc e Probiti/Udesc)
  • Programa de Iniciação à Pesquisa (Proip/Udesc)
  • Programa Institucional Voluntário de Iniciação Científica (Pivic/Udesc)

Entre outras finalidades, a publicação das informações no SIC visa prestar contas à sociedade sobre as ações da universidade e auxiliar no intercâmbio entre pesquisadores.

Mais informações

Mais informações podem ser obtidas com a PROPPG pelo e-mail proppg.reitoria@udesc.br e nos sites dos 12 centros de ensino.

Assessoria de Comunicação da Udesc
E-mail: comunicacao@udesc.br
Telefones: (48) 3664-7935/8010  
galeria de downloads
galeria de imagens
  • Edição deste ano tem atividades virtuais
 
ENDEREÇO
Rua Pascoal Simone, 358 - Coqueiros - Florianópolis - SC
CEP: 88080-350
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8600
E-mail: comunicacao.cefid@udesc.br
Horário de atendimento:  07h às 19h