Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Notícia

19/08/2021-15h37

Fisioterapeutas formados pela Udesc Cefid buscam registro para atuar na Austrália

Nicolas e Juliana com os certificados de equivalência - Foto: Arquivo pessoal
Formados pelo Centro de Ciências da Saúde e do Esporte (Cefid), da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), os fisioterapeutas Juliana Bonetti Scirea e Nicolas Bernardon Bohlen obtiveram neste ano o Certificado de Equivalência Substancial de Qualificação do Conselho de Fisioterapia da Austrália.

Residentes no país estrangeiro desde 2016, eles pretendem, com o certificado, obter o registro definitivo junto ao órgão australiano, que é equivalente ao Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional (Crefito) no Brasil, para exercerem a profissão de fisioterapeuta na Austrália.

Segundo Juliana, o documento obtido é como uma declaração de que o curso de Fisioterapia da Udesc Cefid contempla os requisitos de formação australianos e se equivalem.

Exercício profissional

O certificado é emitido como parte do processo de inscrição para obtenção do registro geral no Conselho de Fisioterapia da Austrália, que permite o exercício da atividade profissional no País. Assim como no Brasil, o diploma universitário não habilita ao exercício da profissão no país estrangeiro. Antes de atuar, o fisioterapeuta precisa se registrar no conselho profissional.

"É um processo moroso, pensamos até em desistir, mas tivemos o apoio dos professores e técnicos da Udesc Cefid que nos auxiliaram encaminhando todos os documentos solicitados pelo Conselho de Fisioterapia Australiano", destaca Juliana.

Reconhecimento

Os dois profissionais se formaram em 2014, pela 32ª turma do curso de Fisioterapia. Para o professor Darlan Matte, que era diretor-geral da unidade na época da formatura, a conquista da dupla de fisioterapeutas é "motivo de muito orgulho".

"Essa é mais uma comprovação de que o curso de Fisioterapia da Udesc Cefid tem nível internacional e qualidade reconhecida mesmo em um país como a Austrália, que usa o idioma inglês, é referência mundial na área e precursor da fisioterapia baseada em evidências", afirma.

Assessoria de Comunicação da Udesc
E-mail: comunicacao@udesc.br
Telefones: (48) 3664-7935/8010
galeria de downloads
galeria de imagens
  • Nicolas e Juliana com os certificados de equivalência
 
ENDEREÇO
Rua Pascoal Simone, 358 - Coqueiros - Florianópolis - SC
CEP: 88080-350
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8600
E-mail: comunicacao.cefid@udesc.br
Horário de atendimento:  07h às 19h