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Notícia

28/03/2025-15h30

Formulário da Udesc Cefid recebe demandas de 2025 para equipamentos permanentes

Equipamento de academia é um dos itens que podem ser solicitados - Foto: Rafael Cassaniga/Udesc Cefid
Centro de Ciências da Saúde e do Esporte (Cefid), da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), iniciou o levantamento de demandas de docentes, técnicos, laboratórios e demais setores da unidade em 2025 para equipamentos e materiais permanentes. O prazo ficará aberto até 21 de abril.

Acesse o formulário online de requisição e confira as orientações sobre os pedidos.

"Essa ação faz parte do programa de democratização dos investimentos recebidos pelo centro, que descentraliza recursos a todos por meio da Comissão de Administração e Planejamento do Cefid", explica o diretor de Administração da Udesc Cefid, técnico Ismael Franz.

Por meio do Programa Renova Udesc, a Reitoria destinará R$ 37,6 milhões para investimentos dos centros em equipamentos e materiais permanentes neste ano. No caso da Udesc Cefid, a cota é de R$ 2.969.306.

"Esses recursos não podem ser aplicados para outras rubricas, como serviços, consumo e obras", ressalta Ismael. Os valores serão destinados prioritariamente para as seguintes ações:

  • Honrar com as licitações de 2024 que não puderam ser empenhadas e pagas com recurso do exercício anterior;
  • Realizar aquisições de cunho administrativo e de infraestrutura de uso coletivo (equipamentos de tecnologia da informação, mobiliário, aparelhos de ar-condicionado etc.);
  • Atender demandas de ensino, pesquisa e extensão encaminhadas via formulário.

De acordo com o diretor de Administração, "pode ser pedido somente equipamento/material permanente que tenha valor patrimonial elevado e vida útil longa, sendo tombado com plaquinha de patrimônio, e consiga ser alocado em espaço físico já existente e indicado na solicitação".

"Também podem ser considerados permanentes os softwares com licença institucional superior a dois anos, desde que não impliquem em pagamento mensal/anual. Além dos softwares, podem ser solicitados mobiliário, ar-condicionado, equipamentos de informática, máquinas, eletroeletrônicos, equipamentos esportivos e de fisioterapia, equipamentos de academia, áudio, vídeo e foto, entre outros itens diversos", afirma Ismael.

Para essa etapa, não há necessidade de apresentar orçamento formal, pois se trata de levantamento de valores estimados. Se o proponente desejar solicitar mais de um equipamento/material, é preciso preencher e enviar o formulário para cada um dos itens.

Critérios de seleção

A destinação dos recursos e a aquisição dos equipamentos/materiais estão sujeitas à análise e à aprovação da Comissão de Administração e Planejamento da Udesc Cefid, que é prevista pelo artigo 69 do Regimento Geral da universidade.

Essa comissão participa de decisões sobre temas como planejamento do orçamento e investimentos do centro, sendo composta por: direção-geral; direções assistentes; chefias de departamento; coordenações dos programas de pós-graduação; e coordenações da Clínica Escola de Fisioterapia, de Compras e Licitações e de Finanças e Contas.

"Como realizado desde a gestão do professor Joris Pazin (2018-2022), a direção do Cefid democratiza os investimentos e descentraliza os recursos por meio da Comissão de Administração e Planejamento, que analisa as demandas e prioriza quais serão as aquisições", conta o diretor Ismael.

A Comissão de Administração e Planejamento se reunirá em 23 de abril para analisar e ranquear os pedidos, com base nos seguintes critérios:

  • Espaço físico já existente que comporte o bem a ser adquirido;
  • Quantidade de usuários beneficiados (docentes, discentes, grupos de pesquisa, laboratórios etc.);
  • Atualização essencial/complementação de equipamento já adquirido;
  • Inexistência do equipamento ou de similar na Udesc Cefid (é necessário ter justificativa caso já haja equipamento igual no centro);
  • Solicitantes não contemplados em 2023 e 2024 (possível desempate se houver);
  • Outros que venham a ser definidos pela comissão quando da análise das solicitações.

Em 25 de abril, haverá divulgação da priorização e encaminhamento das orientações de como proceder para efetivar o pedido de compra. A data-limite para conclusão dos processos de compras neste ano é 1º de outubro.

"Nas solicitações aprovadas que, por ventura, não tenham garantias de serem concluídas em 2025, o recurso retornará à administração do Cefid para nova aplicação", ressalva Ismael. "Qualquer dúvida, a Direção de Administração e sua equipe estão à disposição para esclarecimentos."

Mais informações

Mais informações podem ser obtidas na página do orçamento da Udesc Cefid e pelo e-mail dad.cefid@udesc.br.

Novidades da Udesc Cefid também estão disponíveis nas mídias sociais do centro: Instagram, Facebook, X (Twitter), Bluesky e WhatsApp.

Assessoria de Comunicação da Udesc Cefid
Jornalista Rodrigo Brüning Schmitt
E-mail: comunicacao.cefid@udesc.br
WhatsApp: (48) 98801-7729
Telefone: (48) 3664-8637
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