Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Notícia

24/05/2018-14h38

Fórum organizado pela Udesc reúne reitores de universidades estaduais e municipais

Reitor da Udesc destacou papel das universidades para sociedade - Fotos: Gustavo Cabral Vaz/Secom
Gestores de diversas instituições de ensino superior brasileiras participam até este sábado, 26, do 62º Fórum Nacional da Associação Brasileira de Reitores das Universidades Estaduais e Municipais (Abruem), realizado pela Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) no Hotel Torre da Cachoeira, em Florianópolis.

Primeiro fórum da Abruem neste ano, o evento debate o tema "Gestão universitária em tempos de crise: dilemas e oportunidades", com palestras, mesas-redondas e relatos de experiências. Confira a programação.

Na abertura do encontro, na noite desta quarta-feira, 23, o reitor da Udesc, Marcus Tomasi, deu boas-vindas aos participantes e ressaltou a relevância do tema, afirmando que o contexto de crise reforça a necessidade de as universidades se mostrarem imprescindíveis à sociedade.

"É preciso ir além de formar profissionais e trabalhar de forma enfática a pesquisa e a atividade extensionista. As instituições de ensino superior não têm poder político, têm poder social, que precisamos cultivar cotidianamente", declarou.

No seu discurso de recepção, o presidente da Abruem, Aldo Bona, reitor da Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro), agradeceu à instituição anfitriã e falou sobre a cidade-sede e o tema do fórum, destacando a importância da defesa da autonomia universitária e do ensino superior público, gratuito e de qualidade.

Os debates iniciaram na manhã desta quinta-feira, 24, e estão agrupados em cinco subtemas: inovação; comunicação; tecnologia da informação; internacionalização; e financiamento de universidades.

A mesa "Fomento à Inovação no Brasil", que abriu os trabalhos, teve palestras do secretário de Políticas e Programas de Pesquisa e Desenvolvimento do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), Álvaro Prata, e do presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (Fapesc), Sérgio Gargioni, que abordou o o case de Santa Catarina.

Simultaneamente aos debates, estão sendo realizadas as reuniões das sete câmaras temáticas (Graduação; Pós-Graduação; Extensão; Internacionalização e Mobilidade; EAD/UAB; Saúde e Hospitais de Ensino; e Gestão, Governança e Legislação).

Sobre a associação

Criada em 1991, a Abruem é uma das mais importantes entidades do ensino superior brasileiro e da América Latina. Conta com 45 universidades associadas, que somam mais de 40 mil professores e cerca de 700 mil estudantes, em 2.044 cursos de graduação.

A Abruem atua diretamente em 22 estados do País, buscando aprofundar permanentemente as discussões de temas prioritários para a agenda do ensino superior e almejando a harmonia entre ensino, pesquisa, extensão, inovação e internacionalização.

Em 2012, a Udesc organizou a 51ª edição do fórum, que abordou a participação no financiamento da educação superior das universidades municipais e estaduais.

Mais informações podem ser obtidas no site oficial da Abruem.

Assessoria de Comunicação da Udesc
E-mail: comunicacao@udesc.br
Telefones: (48) 3664-7935/8010
galeria de downloads
galeria de imagens
  • Imagem 33
  • Imagem 34
  • Imagem 35
  • Imagem 36
  • Imagem 37
  • Imagem 38
  • Imagem 39
  • Imagem 40
 
ENDEREÇO
Rua Pascoal Simone, 358 - Coqueiros - Florianópolis - SC
CEP: 88080-350
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8600
E-mail: comunicacao.cefid@udesc.br
Horário de atendimento:  07h às 19h