Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Notícia

25/04/2019-18h41

Gestores da Udesc debatem diretrizes da graduação em evento na próxima segunda

Documento contruído coletivamente terá caminhos para ensino superior na Udesc - Foto: Jonas Pôrto
Na próxima segunda-feira, 29, das 9h às 17h, a Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) realizará o primeiro de uma série de encontros sobre as diretrizes de graduação da instituição.

Voltado aos diretores (gerais, de Ensino de Graduação, Extensão e Pesquisa e Pós-Graduação) e os chefes de departamento dos centros, o evento será realizado no Hotel Maria do Mar, em Florianópolis. O reitor da Udesc, Marcus Tomasi, conduzirá a abertura do encontro.

A programação inclui a apresentação e a contextualização da proposta do documento "Diretrizes da Graduação", além de dinâmicas para discussão coletiva, incentivando o pensamento e a cocriação das diretrizes.

Outros dois encontros sobre o tema estão previstos para ocorrer ainda neste semestre: em 21 de maio e em 25 de junho. Segundo a pró-reitora de Ensino da Udesc, Soraia Tonon da Luz, o cronograma de debates foi elaborado para garantir a maior abrangência possível às discussões sobre o tema.

Construção coletiva

"A partir da construção coletiva e do amplo debate dos diversos segmentos, a Udesc lançará as Diretrizes da Graduação para orientar, instruir e indicar caminhos que direcionem o nosso ensino superior, atentando para os cenários da educação superior brasileira", afirma Soraia.

Elaborado por professores, técnicos, alunos e ex-alunos, sob coordenação da Pró-Reitoria de Ensino (Proen), o documento busca mediar a discussão de temas relacionados ao ensino superior, tanto no meio acadêmico como no âmbito profissional.

"O ensino de graduação e os currículos dos cursos são elementos fundamentais das práticas de formação, que carecem de diretrizes que possam indicar e nortear questões da atualidade", destaca a professora.

Elaborada com sugestões das unidades, a proposta de documento que será apresentada foi debatida previamente em reuniões colegiadas de diretores de Ensino de Graduação.

Próximos encontros

O segundo encontro sobre o tema, em 21 de maio, ocorrerá no Plenarinho da Reitoria, na sede do Campus I, em Florianópolis, e terá a contribuição de consultores externos na discussão do documento.

A apresentação final das Diretrizes da Graduação ocorrerá em 25 de junho, também no Plenarinho da Reitoria.

A elaboração das diretrizes da graduação é uma ação que faz parte do projeto Udesc no Topo, previsto no Plano de Gestão 2016-2020, liderado pelo reitor, Marcus Tomasi, e pelo vice-reitor, Leandro Zvirtes. 

Mais informações

Mais informações podem ser obtidas com a Proen, pelo e-mail proen.reitoria@udesc.br e pelo telefone (48) 3664-8129.

Siga as novidades da universidade pelo Facebook, Instagram, Twitter, Udesc em Rede, WhatsApp e YouTube. Se você é acadêmico, acesse office.udesc.br para ganhar conta de e-mail, Office 365 e Windows 10 Educacional.

Assessoria de Comunicação da Udesc
E-mail: comunicacao@udesc.br
Telefones: (48) 3664-7935/8010
galeria de downloads
galeria de imagens
  • Documento contruído coletivamente irá orientar, instruir e indicar caminhos para o ensino superior na Udesc
 
ENDEREÇO
Rua Pascoal Simone, 358 - Coqueiros - Florianópolis - SC
CEP: 88080-350
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8600
E-mail: comunicacao.cefid@udesc.br
Horário de atendimento:  07h às 19h