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Notícia

10/02/2017-17h04

Gestores da Udesc discutem panorama da universidade e ações para 2017

 
Reunião foi realizada nesta quinta, no Centro de Artes, em Florianópolis - Foto: Rodrigo Brüning Schmitt
A equipe de gestão da Reitoria da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) e os diretores-gerais dos centros de ensino se reuniram na tarde desta quinta-feira, 9, em Florianópolis para conversar sobre os números financeiros da instituição em 2016 e as perspectivas de ações e investimentos para este ano.

O encontro, que ocorreu na Sala de Reuniões do Centro de Artes (Ceart), contou com o reitor da Udesc, Marcus Tomasi, o vice-reitor, Leandro Zvirtes, e os pró-reitores Matheus Fidelis (Administração), Leonardo Secchi (Planejamento), Soraia Luz (Ensino), Antonio Vargas (Pesquisa e Pós-Graduação) e Fábio Napoleão (Extensão).

Todos os diretores-gerais estiveram presentes: João Fert Neto (CAV), José Fernando Fragalli (CCT), David Daniel e Silva (Cead), Gabriela Mager (Ceart), Carlos Alberto Barth (Ceavi), Paulo Henrique Xavier de Souza (Cefid), Dilmar Baretta (CEO), Nilson Modro (Ceplan), Carlos André da Veiga Lima Rosa (Ceres), Maria Ester Menegasso (Cesfi), Arnaldo Lima (Esag) e Julice Dias (Faed). 

Também compareceram o chefe do Gabinete do Reitor, Thiago Augusto; a coordenadora do gabinete, Cecília Coelho; a procuradora da Udesc, Juliana Lengler Michel; o coordenador de Planejamento Institucional, Alex Fabrin; e o técnico Vinicius Perucci, que será o coordenador de Programação Orçamentária a partir de março.

A intenção da equipe de gestão da Udesc é de realizar esse tipo de reunião periodicamente. Os gestores também conversarão com associações e sindicatos ligados à universidade.

Balanço financeiro e orçamento

Após a reunião desta quinta-feira ser aberta pelo reitor, os participantes viram uma apresentação sobre o balanço financeiro da universidade no ano passado. O pró-reitor de Administração, Matheus Fidelis, mostrou os dados de itens como receita e custeio.

Os maiores aumentos nominais nessa segunda área foram para o vale-alimentação dos servidores e para o auxílio dos estudantes. No entanto, os gastos de custeio em 2016 foram menores do que 2015.

Fidelis também destacou que os investimentos da Udesc em obras dobraram em 2016, passando de R$ 6,9 milhões para R$ 13,9 milhões, com ações em diferentes regiões catarinenses que priorizam a atuação da universidade em longo prazo. Além disso, Fidelis destacou a redução das diárias em quase 20% em virtude da implantação da videoconferência. Confira a apresentação completa.

O pró-reitor de Planejamento, Leonardo Secchi, expôs detalhes do orçamento da Udesc. A Lei de Orçamento Anual (LOA) de SC para 2017 projetou R$ 368 milhões na principal receita (a chamada Fonte 100) para a universidade, mas a instituição tem trabalhado com o valor de R$ 350 milhões no momento devido ao quadro atual da arrecadação de impostos estaduais, ou seja, à programação financeira.

Secchi, porém, ressalvou que há previsão de melhorias no cenário econômico do Estado a partir do segundo semestre e destacou que a Udesc elevará o investimento em bolsas acadêmicas, passando de R$ 12 milhões para R$ 13 milhões. Veja a íntegra da apresentação.

Já o coordenador de Planejamento Institucional da Udesc, Alex Fabrin, mostrou a programação das obras da Udesc para este ano. Confira a lista completa.

Recursos antecipados e desburocratização

No encontro com os diretores-gerais, o reitor Marcus Tomasi anunciou que parte do superávit da Udesc será utilizado para agilizar a execução de ações selecionadas nos editais de três programas de apoio da universidade: Ensino de Graduação (Prapeg), Pesquisa (PAP) e Extensão (Paex).

Desse modo, os programas já receberão integralmente os recursos de 2017 a partir deste mês, de maneira antecipada, o que facilitará a realização das atividades previstas pelos professores participantes.

Tomasi ressaltou ainda que mais medidas de desburocratização estão sendo estudadas para áreas administrativas da Udesc, na mesma linha do novo Sistema de Gratificação de Dedicação Integral (SGDI), já implantado. Entre elas, estão a adoção do encaminhamento digital do plano de trabalho individual (PTI) dos docentes e o uso do SIGRH para acompanhar portarias e solicitar diárias e progressões.

Os participantes da reunião também trataram de questões como bolsas de apoio discente, obras prioritárias e critérios para a definição de vagas de futuros concursos públicos (não há previsão de lançamento de qualquer edital no momento).

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