Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Notícia

31/03/2021-17h09

Gestores da Udesc participam de reunião virtual da Câmara EAD da Abruem

Mobilidade virtual e simpósio internacional foram alguns dos temas tratados - Fotos: Divulgação
Gestores da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) participaram nesta quarta-feira, 31, de reunião online da Câmara EAD da Associação Brasileira dos Reitores das Universidades Estaduais e Municipais (Abruem), que debateu as metas planejadas para 2021 e as ações prioritárias para as instituições associadas.

Foi a segunda reunião ordinária deste ano da Câmara EAD da Abruem, que é presidida pelo reitor da Udesc, Dilmar Baretta, e secretariada pela professora Carmen Cipriani Pandini, do Centro de Educação a Distância (Cead).

Ao todo, a câmara tem oito universidades, e sua composição busca representar todas as regiões do Brasil. Além de Baretta e Carmen, integram o grupo os seguintes professores: Ilka Marcia Ribeiro de Souza Serra (Uema), Marcus Vinícius Maltempi (Unesp), Carlos Willians Jaques Morais (UEPG), Valter Gomes Campos (UEG), Maria Aparecida Crissi Knüppel (Unicentro), Tânia Moura Benevides (Uneb) e Nilce Maria da Silva (Unemat).

Mobilidade virtual

Um dos principais assuntos tratados na reunião foi o Programa Mobilidade Acadêmica Virtual da Abruem, que é coordenado pela Câmara EAD. Com participação de 14 universidades, o programa está em andamento e tem inscrições abertas até 6 de abril.

Considerada de extrema relevância na pandemia, a mobilidade acadêmica virtual é uma meta do Programa Abruem em Rede e disponibiliza aos estudantes um portifólio de mais de 150 disciplinas.

Conforme definido na reunião, a iniciativa terá continuidade com a divulgação, até maio, de um novo edital com vagas para o próximo semestre. A busca por novas instituições para aderir ao programa iniciarão logo após o fechamento da atual edição.

Baretta ressalta que "o Projeto de Mobilidade Virtual da Abruem já é uma experiência exitosa" e será apresentado à Diretoria de Educação a Distância da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) para uma possível parceria que inclua outras instituições públicas.

Relatório

Outro ponto de pauta foi a elaboração de um relatório com indicadores da participação das universidades estaduais no âmbito da oferta de ensino a distância no programa Universidade Aberta do Brasil (UAB), vinculado à Capes.

O objetivo da ação é dar visibilidade à importância da Abruem no cenário da formação superior, especialmente por atender os princípios da interiorização e de democratização do ensino superior. A iniciativa também pretende avaliar os índices de evasão para melhor acompanhamento da relação entre investimento e formação nas instituições.

Simpósio internacional  

A Câmara EAD da Abruem é a realizadora do Simpósio Internacional de Educação Superior, que terá sua terceira edição neste ano. Devido à pandemia, o evento será realizado virtualmente.

A organização será com duas instituições do Paraná que integram a câmara, a Universidade Estadual do Centro Oeste (Unicentro) e a Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), com apoio de outras organizações.

O primeiro simpósio aconteceu em São Luiz, organizado pela Universidade Estadual do Maranhão (Uema), e o segundo foi sediado em Florianópolis, com organização da Udesc.

Atuação em rede

Baretta destaca que as ações da Câmara EAD "estão alicerçadas na perspectiva de rede e se ampliam com a implementação de ações e processos que atendem os diferentes contextos sociais que acolhem as universidades brasileiras, considerando, especialmente, os pressupostos de inclusão e de integração e socialização de ideias e de esperanças”.

Segundo o presidente da Câmara EAD, uma das ações necessárias nesse sentido é "reunir projetos, cases de sucesso, escritos bibliográficos e relatos de experiências que possuem relevância em cada instituição para realizar uma produção em rede".

A proposta será conduzida pela equipe da câmara e divulgada pela Abruem. "Essa ação possibilita o acesso aberto ao conhecimento produzido, para que seja utilizado da melhor forma e como subsídio ao desenvolvimento da gestão educativa no âmbito das práticas das Instituições associadas", conclui Baretta.

Assessoria de Comunicação da Udesc
E-mail: comunicacao@udesc.br
Telefones: (48) 3664-7935/8010
galeria de downloads
galeria de imagens
  • Mobilidade virtual e simpósio internacional foram alguns dos temas tratados
  • Imagem 37
  • Imagem 38
  • Imagem 39
 
ENDEREÇO
Rua Pascoal Simone, 358 - Coqueiros - Florianópolis - SC
CEP: 88080-350
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8600
E-mail: comunicacao.cefid@udesc.br
Horário de atendimento:  07h às 19h