Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Notícia

05/02/2019-19h56

Gestores discutem futuro da universidade em atividades do Workshop Nova Udesc

Participantes farão propostas para aprimorar inovação Fotos: Lais Godinho, Filipe Scotti e Celia Penteado
Gestores da Reitoria e dos 12 centros de ensino da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) começaram a fazer atividades do Workshop Nova Udesc nesta terça-feira, 5, na Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina (Fiesc), em Florianópolis. O evento, que é inédito, continuará nesta quarta-feira, 6.

A iniciativa reúne professores e técnicos para debates sobre o futuro da Udesc e busca pactuar diretrizes da universidade para inovação no ensino superior.

O evento conta com participações do reitor, Marcus Tomasi, do vice-reitor, Leandro Zvirtes, e de pró-reitores, diretores dos centros, coordenadores dos programas de pós-graduação e chefes de departamento.

Na abertura do workshop, Tomasi questionou o público sobre o que deve ser feito para tornar a Udesc uma universidade de vanguarda no século 21. Além disso, sugeriu uma autoavaliação aos participantes e abriu espaço para citarem exemplos de inovação e boas práticas nos centros de ensino.

"Já temos várias práticas de inovação, mas precisamos institucionalizar isso. A universidade precisa dizer para o seu público que estamos, enquanto gestão da universidade, atentos e queremos favorecer esse tipo de prática e de iniciativa", afirmou o reitor.

A realização do Workshop Nova Udesc está alinhada ao eixo de inovação do Plano de Gestão 2016-2020, liderado por Tomasi e Zvirtes.



Principais desafios

Nas atividades do workshop durante a tarde, os gestores foram divididos em grupos de trabalho e elencaram os principais desafios que precisam ser enfrentados para aprimorar a inovação na Udesc:

  1. Burocracia
  2. Comunicação
  3. Inovação (falta de flexibilidade na área)
  4. Ausência de espaços adequados para inovação (incubadoras etc)
  5. Recursos humanos
  6. Modelo pedagógico
  7. Gestão de processos
Nesta quarta-feira, os grupos apresentarão propostas para esses problemas. "O evento não é expositivo, não se trata da apresentação de um produto pronto. A ideia é que todos os presentes, professores e técnicos, sejam cocriadores de novas práticas da Udesc para a Udesc", destacou o pró-reitor de Administração, Matheus Fidelis.

Mais informações

Mais informações sobre o Workshop Nova Udesc podem ser obtidas pelo e-mail cdh.reitoria@udesc.br.

Siga as novidades da universidade pelo Facebook, Instagram, Twitter, Udesc em Rede, WhatsApp e YouTube. Se você é acadêmico, acesse office.udesc.br para ganhar conta de e-mail, Office 365 e Windows 10 Educacional.

Assessoria de Comunicação da Udesc
E-mail: comunicacao@udesc.br
Telefones: (48) 3664-7935/8010  
galeria de downloads
galeria de imagens
  • Imagem 97
  • Imagem 98
  • Imagem 99
  • Imagem 100
  • Imagem 101
  • Imagem 102
  • Imagem 103
  • Imagem 104
  • Imagem 105
  • Imagem 106
  • Imagem 107
  • Imagem 108
 
ENDEREÇO
Rua Pascoal Simone, 358 - Coqueiros - Florianópolis - SC
CEP: 88080-350
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8600
E-mail: comunicacao.cefid@udesc.br
Horário de atendimento:  07h às 19h