Na próxima quinta-feira, 22, às 14h, o Grupo de Estudos da Terceira Idade (Geti), programa de extensão permanente mais antigo da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), comemora seu 33° aniversário no Auditório do Centro de Ciências da Saúde e do Esporte (Cefid), no Bairro Coqueiros, em Florianópolis.
O evento comemorativo terá uma série de apresentações, dentre elas do Grupo de Canto do Geti e sobre a trajetória do programa, além de uma confraternização entre os participantes no pátio da Udesc Cefid.
No encontro também será apresentado um vídeo com declarações de 11 participantes das atividades do Geti, além da música "Um brinde à vida", gravada por integrantes do Grupo de Canto do grupo.
No vídeo (veja abaixo), alunos das aulas de natação, hidroginástica, canto, ginástica, dança, caminhada e pilates falam sobre a importância do Geti e das atividades, registrando seu agradecimento e parabenizando o grupo pelos 33 anos de atividades.
Programação do aniversário do Geti
14h - Abertura
14h15 - Apresentação do Grupo de Canto do Geti
14h30 - Trajetória histórica do Geti: 33 anos
14h45 - “Parabéns para o Geti: 33 anos de idade”, com participação do Grupo de Canto do Geti
15h15 - Confraternização do aniversário do Geti no pátio da Udesc Cefid
Atividades físicas
Criado em 1989, o Geti tem como principal objetivo promover ações efetivas que beneficiem a população idosa catarinense. O grupo desenvolve atualmente 16 ações de extensão: nove voltadas à atividades físicas, uma fisioterapêutica, uma artística cultural, duas capacitações e três eventos anuais.
Cerca de 300 pessoas da terceira idade participam atualmente dessas atividades, que também mobilizam uma equipe de 25 estudantes de graduação e de pós-graduação, seis professores, uma funcionária, além da comunidade em geral.
As atividades físicas oferecidas todos os anos aos idosos são: hidroginástica, natação, dança, musculação, ginástica, caminhada, pilates e futebol.
Outras atividades e eventos
A ação fisioterapêutica também é voltada ao tratamento de disfunções do assoalho pélvico feminino e ao pilates. As ações artísticas e culturais envolvem aulas de canto e as atividades do Coral do Geti.
Já as duas capacitações têm como tema a avaliação de testes físicos para idosos, enquanto os eventos periódicos incluem o Encontro de Convivência e a comemoração do aniversário do Geti, entre outros.
O aniversário deste ano marca a volta dos eventos após dois anos de suspensão em virtude da pandemia. Nesse período, o programa criou uma rede de suporte para os idosos que integram o grupo, com atividades remotas, dentre outras iniciativas.
Objetivos
A coordenadora do programa, Giovana Zarpellon Mazo, destaca que, dentre os objetivos do Geti, estão a indissociabilidade da extensão, do ensino e da pesquisa, a formação técnico-científica e cidadã dos estudantes, a produção e a difusão de novos conhecimentos, a geração de produtos como publicações, a inclusão dos idosos e a implementação de políticas públicas na área da saúde voltada à população da terceira idade.
"O programa vem contribuindo nos últimos 33 anos para um envelhecimento mais ativo e com qualidade de vida de seus participantes, demonstrando sua relevância social na atuação comunitária, na formação de recursos humanos e na produção do conhecimento e inovação", afirma a professora.