Decisões do GGG pela valorização dos servidores da
Udesc ocorreram na terça - Foto: Jonatã Rocha/Gov SC
O Grupo Gestor do Governo de Santa Catarina (GGG) deferiu a atualização do Valor Referencial de Vencimento (VRV) e do auxílio-alimentação dos servidores da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) na terça-feira, 30. Com isso, foram aprovados no GGG o reajuste de 15,17% no VRV e o de 39,54% no valor unitário do auxílio-alimentação por dia trabalhado.
Os despachos nos processos Udesc n⁰ 16519/2023 e n⁰ 16517/2023 já foram assinados digitalmente pelos secretários estaduais da Fazenda, Cleverson Siewert, e da Administração, Vânio Boing, pela secretária-geral do governo, Danieli Porporatti, e pelo procurador-geral do Estado, Márcio Vicari.
O próximo passo agora é o envio das matérias pelo governo à Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina (Alesc) para tramitação e análise no Legislativo.
Nesta quinta-feira, 1º, o reitor da Udesc, Dilmar Baretta, solicitou regime de urgência ao governo no encaminhamento dos anteprojetos de lei à Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina (Alesc) para tramitação e análise pelos deputados estaduais.
Em novembro do ano passado, Baretta e seu colegiado já haviam recebido confirmação do governador, Jorginho Mello, quanto ao envio dos dois projetos à Alesc. Na época, o encontro, na Casa D'Agronômica, também contou com o secretário Cleverson e os então secretários estaduais da Casa Civil, Estêner Soratto, e da Administração, Moisés Diersmann.
Ganho real na atual gestão da Udesc
A inflação acumulada na atual gestão da Udesc, entre abril de 2020 e dezembro de 2023, totalizou 26,64% de acordo com o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), calculado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
Considerando os índices de alteração do VRV conquistados pela Gestão 2020-2024, de 19% a partir de janeiro de 2022 e de 15,17% que será aplicado assim que for aprovado na Alesc, a alteração do VRV acumulada no período chegará a 37,05%.
Desse modo, o ganho real de abril de 2020 a dezembro de 2023 para os servidores da Udesc foi de 8,22%, na comparação das duas alterações do VRV com a inflação acumulada nesse período.
"Além desse ganho real no VRV, tivemos atualização expressiva no auxílio-alimentação, de quase 40%, o que valoriza ainda mais o trabalho realizado pelos nossos professores e técnicos em prol da Udesc, que é a universidade pública, estadual e gratuita de Santa Catarina", destaca o reitor Baretta.
Assessoria de Comunicação da Udesc
E-mail: comunicacao@udesc.br
Telefones: (48) 3664-7935/8009