Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Notícia

02/04/2019-17h35

Grupos de pesquisa da Udesc podem submeter propostas ao PAP até 15 de abril

Recursos da quarta edição do PAP externo serão liberados a partir de julho - Foto: Jonas Pôrto
Em 15 de abril, encerra o prazo para grupos de pesquisa da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) submeterem propostas para o Edital de Chamada nº 04/2018 - Apoio à Infraestrutura para Grupos de Pesquisa (PAP Externo) da Udesc. Acesse o edital.

Realizado em parceria com a Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (Fapesc), o edital prevê financiamento de R$ 3,6 milhões, com recursos da própria universidade. Os valores serão liberados a partir de 1º de julho, durante 24 meses, em até duas parcelas.

As propostas devem ser submetidas pela Plataforma Fapesc.

Incentivo às atividades

Os pesquisadores da universidade poderão adquirir itens para suas atividades, "incluindo estruturação e manutenção de condições laboratoriais (instalação, manutenção e recuperação), material bibliográfico e outros materiais permanentes, material de consumo e despesas acessórias como as de importação".

De acordo com o edital do PAP,  "estruturação e manutenção de condições laboratoriais" são definidas como "a aquisição e manutenção de materiais permanentes e de consumo para laboratórios, dentre os quais acervo bibliográfico, que poderão ou não ser compartilhados entre grupos".

Além disso, será possível usar os recursos, por exemplo, para publicar a produção científica dos pesquisadores da Udesc em periódicos indexados.

Em dezembro do ano passado, a Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PROPPG) fez três publicações referentes ao edital do PAP Externo: o resultado final da estratificação dos grupos de pesquisa; a tabela sobre distribuição dos recursos financeiros; e os atestados para os grupos. Acesse os documentos.

Iniciativa pioneira

Esta edição do PAP Externo é a quarta chamada conjunta entre a Udesc e a Fapesc, uma iniciativa pioneira no Brasil. A fundação realiza a análise e a avaliação dos projetos e concede o termo de outorga aos líderes dos grupos de pesquisa da universidade.

Além do PAP Externo, a Udesc tem outros programas de apoio à pesquisa, como:



Mais informações

Mais informações sobre o Programa de Apoio à Pequisa da Udesc podem ser obtidas pelo e-mail proppg.reitoria@udesc.br e pelo telefone (48) 3664-8170.

Siga as novidades pelo Facebook, Instagram, Twitter, Udesc em Rede, WhatsApp e YouTube. Se você é aluno, acesse office.udesc.br para ter gratuitamente sua conta de e-mail, o Office 365 e o Windows 10 Educacional.

Assessoria de Comunicação da Udesc
E-mail: comunicacao@udesc.br
Telefones: (48) 3664-7935/8010  
galeria de downloads
galeria de imagens
  • Recursos da quarta edição do PAP externo serão liberados a partir de julho
 
ENDEREÇO
Rua Pascoal Simone, 358 - Coqueiros - Florianópolis - SC
CEP: 88080-350
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8600
E-mail: comunicacao.cefid@udesc.br
Horário de atendimento:  07h às 19h