As inscrições para o Vestibular de Inverno 2026 da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) – tanto para quem vai fazer a prova presencial quando para o processo seletivo pelo histórico escolar do ensino médio – terminam nesta quinta-feira, 7. São 1.306 vagas em 40 cursos de graduação presenciais e a distância. Os interessados podem se inscrever em
udesc.br/vestibular.
Os candidatos podem concorrer pela prova presencial, pelo histórico escolar do ensino médio ou pelas duas opções ao mesmo tempo.
Do total de vagas, 20% são reservadas aos candidatos que tenham cursado integralmente o ensino médio em instituições públicas de ensino, 10% para candidatos pretos e pardos e 5% para candidatos com deficiência. Todos os inscritos concorrem, também, pela ampla concorrência.
Prova presencial
A realização das provas será em 14 de junho, domingo, no período matutino e vespertino, nas cidades de Balneário Camboriú, Caçador, Chapecó, Florianópolis, Ibirama, Joinville, Lages, Laguna e São Bento do Sul. A taxa de inscrição é de R$ 110 e deve ser paga até esta sexta-feira, 8.
Os candidatos que irão participar da prova presencial podem consultar na
página do Vestibular a lista de obras literárias para a prova de Língua Portuguesa e Literatura Brasileira. O conteúdo programático para as questões de todas as disciplinas também está disponível na página do Vestibular.
Confira o edital, calendário completo de datas, e formulário de inscrição em
udesc.br/vestibular/provapresencial.
Processo seletivo pelo histórico escolar
A seleção pelo histórico do ensino médio oferece 366 vagas, também em unidades da Udesc localizadas nos municípios de Balneário Camboriú, Caçador, Chapecó, Florianópolis, Ibirama, Joinville, Lages, Laguna, Pinhalzinho e São Bento do Sul.
A inscrição no processo seletivo pelo histórico do ensino médio é gratuita e destinada aos candidatos que já concluíram o ensino médio ou equivalente até a data final de inscrição, 7 de maio. A seleção ocorre pela análise da média final geral de conclusão do ensino médio.
Confira o edital, calendário completo de datas, e formulário de inscrição em
udesc.br/vestibular/processoseletivo.
Cursos com vagas no vestibular:
Udesc Esag (Florianópolis)
-
Administração (vespertino)
-
Administração (noturno)
-
Administração Pública (matutino)
-
Administração Pública (noturno)
-
Administração Pública (EAD)*
-
Ciências Econômicas
Udesc Faed (Florianópolis)
-
Geografia (licenciatura)
-
História (licenciatura)
-
Pedagogia
Udesc Cefid (Florianópolis)
-
Educação Física (bacharelado)
-
Educação Física (licenciatura)
-
Fisioterapia
Udesc Joinville
-
Análise e Desenvolvimento de Sistemas (tecnólogo)
-
Ciência da Computação
-
Engenharia Civil
-
Engenharia de Produção e Sistemas
-
Engenharia Elétrica
-
Engenharia Mecânica
-
Física (licenciatura)
-
Matemática (licenciatura)
-
Química (licenciatura)
Udesc Planalto Norte (São Bento do Sul)
-
Sistemas de Informação
-
Engenharia de Produção (habilitação em Mecânica)
Udesc Lages
-
Agronomia
-
Engenharia Ambiental e Sanitária
-
Engenharia Florestal
-
Medicina Veterinária
Udesc Oeste (Chapecó)
Udesc Oeste (Pinhalzinho)
Udesc Alto Vale (Ibirama)
-
Ciências Contábeis
-
Engenharia Civil
-
Engenharia de Software
Udesc Balneário Camboriú
-
Administração Pública
-
Engenharia de Petróleo
Udesc Laguna
-
Arquitetura e Urbanismo
-
Ciências Biológicas (opção Biodiversidade e Conservação)
-
Ciências Biológicas (opção Biologia Marinha)
Udesc Meio-Oeste (Caçador)
-
Administração Pública
-
Sistemas de Informação
*150 vagas, apenas pelo processo seletivo pelo histórico escolar do ensino médio (não há vagas para quem se inscreve só para a prova presencial).
Divulgação dos classificados
O resultado final com a lista de classificados para ambas as modalidades - prova e processo seletivo - será divulgado em 1º de julho. Os aprovados que se matricularem começarão os estudos no segundo semestre letivo de 2026. As aulas iniciam em 3 de agosto.
Mais informações podem ser obtidas na
página oficial do Vestibular e com a Coordenadoria de Vestibulares e Concursos (Covest) pelo e-mail
vestibular@udesc.br ou pelo telefone (48) 3664-8090, de segunda a sexta-feira, das 13h às 19h.
Assessoria de Comunicação da Udesc
E-mail: comunicacao@udesc.br
Telefone: (48) 3664-8007